No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Viva Bagé! Viva o Brasil e o desfile de 7 de setembro!
Publicado em 10/09/2019

Esquerda Carneiro

Esquerda Carneiro

Não lembro de ter visto um desfile de 7 de Setembro mais bonito, melhor organizado e tão engajado nos valores da Pátria como o deste ano. Foi um desfile cívico-militar para inaugurar uma nova era (ou reinaugurar), de respeito e comprometimento aquilo que representa a data da Independência do Brasil como símbolo de nosso patriotismo. Mais de 10 mil pessoas desfilaram na avenida principal de Bagé. Escolas, associações, institutos e secretarias municipais. 
Da parte do Exército brasileiro a disciplina que já conhecemos, no entanto, neste 2019, com maior entusiasmo. A Banda da 3ª Brigada se posicionou em seu lugar à frente do palanque para saudar a passagem das unidades militares, cinco, ao todo, somando 1022 militares, incluindo o Pelotão Miriam do 6º Regimento de Polícia Montada e o Pelotão de Bombeiros Mirim do Corpo de Bombeiros de Bagé, que fazem parte de projetos sociais. E que bonita apresentação, com marcha sincronizada e organizada!
A multidão que lotou os dois lados da avenida Sete de Setembro teve a oportunidade de assistir os militares que fizeram parte das missões de paz da ONU, o contingente da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, do Hospital de Guarnição de Bagé; o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e a apresentação especial  do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado. 
E as escolas municipais que mostraram Bagé em Telas? Que espetáculo. A secretária de Educação, Adriana Lara, está de parabéns. O projeto que inclui cultura, conhecimento sobre nossas artes nas escolas é digno de receber prêmio. Em 2017 foram os escritores, no ano passado os músicos e agora os artistas plásticos. Cada um dos 30 homenageados tiveram oportunidade de levar conhecimento de desenho e pintura para as salas de aulas, mostrar o que é a arte visual, apresentar às crianças e adolescentes os grandes artistas, não só de Bagé, mas do mundo. Isso não tem preço.
É preciso destacar aqui a representatividade de um desfile que contou com igrejas, associações de motociclistas, jipeiros, de carros antigos, clubes de serviços como o Lions, banda do Colégio Auxiliadora, grupo de Escoteiros, Núcleo Bageense de Proteção Animal. Enfim, um grande desfile, inesquecível, que desde 2017 vem se aprimorando e se tornando cada vez melhor.
Parabéns ao prefeito Divaldo Lara que não economiza esforços para que o evento tenha a magnitude que merece. 
Posso dizer que me sinto muito feliz por testemunhar e fazer parte de um momento como este, em que estamos reestabelecendo nosso contato com a Pátria-Mãe. É preciso que se diga: o gigante adormecido, acordou e levantou. Tomara isso representa um Brasil maior, melhor, com mais oportunidade para todos. Porque um povo entusiasmado, amando seu chão, é capaz de milagres!
Viva o Brasil! Viva a Pátria!  
 


Deixe sua opinião