A Barragem da Arvorezinha 3-12-19
Publicado em 03/12/2019

Esquerda Carneiro

Esquerda Carneiro

A barragem da Arvorezinha, que deveria ser a solução para um grande problema de Bagé, tem sido um problema que se arrasta por anos a fio. Infelizmente. Quando na gestão passada a barragem passou a ser problema, os bageenses imaginaram que a solução viria em tempo curto. Não foi o que aconteceu. 
Desde janeiro de 2017, quando assumiu a prefeitura, o prefeito Divaldo Lara tem feito o possível para limpar os estragos que culminou com o embargo da obra, organizou um grupo de trabalho e viajou diversas vezes a Brasília para viabilizar a nova licitação. Todo o esforço do prefeito Divaldo teve só um objetivo: recomeçar a construção da obra da barragem. Embora não tenha prometido na campanha de 2016 que faria a barragem, ele sempre soube que esse é um compromisso seu, por conhecer os problemas da cidade. 
Para aqueles que gritam aos quatro cantos que não houve nada irregular na construção da barragem, a realidade nua e crua mostra outra coisa. Agora, o governo federal só enfatiza que precisa ter tudo acertado, registrado, documentado. Nisso o governo municipal tem mergulhado a fundo, esforçando-se para cumprir a agenda e as metas estabelecidas. Só assim o sonho dos bageenses será retomado.
Esta semana estarei com o diretor do Daeb Graciano Pereira e o técnico em projetos Márcio Pestana, em Brasília. Embora com várias pautas, a principal é a barragem. Vamos entregar o plano de trabalho ajustado, finalizar o termo de acerto para o pagamento da glosa (em torno de R$ 7 milhões, que deverá ser parcelado) e afinar os detalhes para, em definitivo, lançar o edital da nova licitação. Ou seja, tomara que consigamos êxito, o reinício da obra pode estar próximo, muito próximo. 
Todas as vezes que nosso governo anunciou que faltava pouco parece que algo acontecia para travar tudo. Desta vez estou otimista. Acredito em Papai Noel porque é esse o melhor presente que ele pode oferecer às pessoas que vivem e amam esta terra abençoada chamada Bagé. A barragem representa o fim da preocupação com a falta d’água e a certeza de termos as condições hídricas necessárias para que novos investimentos cheguem à cidade. 
Estou otimista, sim, porque sei que um trabalho dedicado e sério está sendo feito para acabar com essa história de “deixa para amanhã” ou “essa barragem não sai nunca”. Não. Chega disso. Desde janeiro de 2017, tenho testemunhado o trabalho incansável capitaneado pelo prefeito Divaldo. Agora, vamos ter fé e acreditar que voltaremos de Brasília com a melhor das notícias. Não se trata de uma promessa, mas do compromisso de tornar esse sonho realidade.
Tomara tudo dê certo. 

TV Câmara, 10 anos com sinal melhor
 A TV Câmara Bagé completa 10 anos em 2020. Para comemorar a data está sendo realizado investimento em melhorias de equipamentos para que o sinal chegue com mais qualidade aos bageenses. Acredito que, enquanto ocorrem esses ajustes, até 19 de dezembro, o canal deva apresentar alguns problemas, não devendo operar com total capacidade.  A equipe técnica responsável pela instalação dos novos equipamentos irá se empenhar para que tudo possa ser feito o mais rápido possível. A intenção é de que no dia 19, quando acontece a última sessão ordinária do ano, a TV Câmara já esteja com a melhor qualidade de sinal digital, o que significa imagem e som de alto nível. 
No próximo ano, viveremos, com certeza, grandes momentos ao comemorar 10 anos de real transparência no Legislativo de Bagé. A TV possibilita que todos os moradores de nossa cidade possam acompanhar o trabalho dos seus vereadores. É sempre bom saber o que pensa, como pensa, o que faz e como faz, cada um dos parlamentares eleitos pelo povo.   
Uma maravilhosa semana a todos vocês!
 


Deixe sua opinião