No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

São Pedro, São Paulo e Francisco
Publicado em 29/06/2019

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco (bispo de Bagé)

E-mail: cleonir@ascap.org.br
Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco (bispo de Bagé)

Modelos de vida para os cristão de hoje

Finalizando o mês de junho, período das festas populares no Brasil, diversos santos são homenageados: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, estes dois últimos exaltados no dia 29. Também recordamos com muito carinho a figura do papa, hoje Francisco, sucessor de Pedro e vigário de Cristo.
São Pedro e São Paulo são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
Pedro foi escolhido por Jesus para exercer uma particular missão: guiar e sustentar a primeira comunidade cristã. No evangelho de Mateus, Jesus confia a Igreja a Pedro: “Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 17-19).
Depois de Pentecostes, o apóstolo consagrou toda a sua vida à Igreja de Jesus, até o martírio em uma cruz. “A Pedro é atribuído o primeiro milagre depois da ressurreição de Jesus, na porta do Templo e, ainda, é atribuída a ele, a primeira conversão de um pagão, o Centurião Cornélio”. Nas perseguições sofreu a prisão por testemunhar Jesus e a sua salvação. Foi missionário de Jesus e do seu Evangelho em Jerusalém, na Palestina, em Antioquia, em Corinto, em Roma.
Paulo encontra Jesus de modo misterioso, depois de anos de perseguição contra a Igreja. Encontra Jesus no caminho de Damasco e depois de uma formação inicial cristã, torna-se o grande discípulo missionário do mestre, em todos os lugares possíveis. Homem convertido, trabalhador corajoso, inteligente, de grande cultura, excelente orador.
Paulo é todo e em tudo dedicado à missão evangelizadora. As suas viagens o levaram à Arábia, Grécia, Turquia e Itália. Em Roma, virou prisioneiro por causa da fé, mas continuou a evangelizar, ainda que em meio a muitas dificuldades. Como Pedro, morre mártir, provavelmente no ano de 67 d.C. Suas 13 cartas, inseridas no cânon do Novo Testamento, são bases doutrinais essenciais do Cristianismo e uma referência imprescindível para os cristãos de todas as épocas históricas e de todos os continentes.
O Dia do Papa é celebrado em 29 de junho em referência a São Pedro, que foi primeiro papa da história. Hoje temos o papa Francisco (é o 266º papa da Igreja Católica). Francisco foi eleito papa no dia 13 de março de 2013.
Aproveitemos esta data para fortalecer o nosso amor à Igreja, edificada na fé e na pessoa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Ao mesmo tempo, saudamos nosso querido papa Francisco e mantendo nossa comunhão e respeito pelo seu pontificado, ofereçamos a Deus as nossas orações por ele e pelo seu ministério. Que a Virgem Santíssima o abençoe com a saúde da alma e do corpo! Que Deus, por intercessão de São Pedro e São Paulo, vos abençoe!
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Deixe sua opinião