No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Os cuidados com a vida
Publicado em 18/05/2019

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco (bispo de Bagé)

E-mail: cleonir@ascap.org.br
Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco (bispo de Bagé)

A vida é o maior de todos os dons. É o carinhoso presente de Deus. Mas, quantas pessoas transformam suas vidas em numa infindável corrida em busca do sucesso, dinheiro e fama, esquecendo-se de viver. Enquanto outras se desesperam, dia após dia, em busca de garantir a sobrevivência?
O tempo passa e aumenta o número de homens e mulheres vítimas de problemas cardíacos, depressão, síndrome do pânico e tantas outras doenças, desenvolvidas em consequência desse modo pouco digno de viver. Lutam para adquirir coisas materiais que garantam bem-estar e felicidade e descobrem que não estão realizadas.
Frustração, preocupação, insegurança, temor, ansiedade, angústia, impaciência e desespero: esses têm sido os sentimentos alimentados à custa da cultura da concorrência, da supremacia, do mais forte ou mais esperto, porque a ordem é vencer a qualquer preço. A vida é mais que isso! Para além da nossa realidade humana, existe um Deus que nos quer felizes e realizados. Como você está construindo a sua vida? Não adianta ter todas as riquezas materiais e ser infeliz. Pense nisso!
Encontrei uma mensagem que me chamou atenção, que tem como título: “A decisão de renovar-se”, quero compartilhar com você, no objetivo de motivá-lo e incentivá-lo para uma melhor qualidade de vida. Eis a mensagem:
“Conta-se que a águia é uma ave que chega a viver até 70 anos. Mas, para chegar a esta idade, ela tem de tomar uma difícil decisão, por volta dos 40 anos. Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar; seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apontando contra o peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas; e voar já está se tornando uma tarefa difícil!
Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou enfrentar um doloroso processo de renovação, que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.  E somente depois de cinco meses ela sai para seu famoso voo de renovação. E poderá viver, então, por mais uns 30 anos. Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar o processo de renovação” (autor desconhecido).
Queridos e amados! Vamos buscar o que realmente é essencial para nossa vida. O poder e as riquezas não são sinônimos de realização e felicidade. Em tantos momentos perdemos a oportunidade de ter uma vida mais graciosa e feliz, junto daqueles que amamos. Muitas pessoas passam a vida toda correndo atrás de bens e riquezas e esquecem da alegria de viver e ser feliz.  Quem sabe seja, agora, o momento oportuno para refazer-se, reinventar-se, de ter uma vida com mais qualidade e satisfação. Lembremos da mensagem acima: “a decisão de renovar-se” poderá nos aproximar de Deus e de nossos irmãos e irmãs. Que Deus lhe abençoe!

Email: cleonir@ascap.org.br
www.diocesedebagé.com.br


Deixe sua opinião