Nossa Senhora Auxiliadora, intercedei por nós!
Publicado em 23/05/2020

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco (bispo de Bagé)

E-mail: cleonir@ascap.org.br
Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco (bispo de Bagé)

 “A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso” (Dom Bosco).
Neste domingo, 24, celebramos a festa da copadroeira de Bagé. Conforme decreto Nº 68, de 2 de junho de 1958, Nossa Senhora Auxiliadora foi aprovada copadroeira de Bagé, junto a São Sebastião. 
    Na semana passada, falei um pouco da história da nossa copadroeira, hoje falo dos símbolos e seus significados. A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora é rica em símbolos e significados. Vamos conhecê-los.
A coroa de Nossa Senhora Auxiliadora: a coroa de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza sua realeza. Ela é rainha por vontade de Deus. Além disso, ela é mãe. 
O manto azul de Nossa Senhora Auxiliadora: o manto azul de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza sua origem celestial. Simboliza também a verdade. Muitos dos muçulmanos que viram a senhora sobre os navios se converteram, percebendo que a fé cristã é verdadeira e provém do céu.
A túnica vermelha de Nossa Senhora Auxiliadora: a túnica vermelha de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza o sangue de Cristo, bem como sua paixão e morte. E é pelos merecimentos do sangue de Jesus que Maria tem o poder da intercessão e do auxílio aos cristãos. O sangue de Cristo não foi derramado em vão e defenderá os cristãos até o fim.
O cetro na mão direita de Maria Auxiliadora: o cetro na mão direita de Maria Auxiliadora é símbolo do poder real. Estando na mão direita significa que este "poder de intercessão" da Mãe, está sendo usado em nosso favor, como o foi no dia da batalha de Lepanto. A cruz na extremidade superior do cetro significa que o poder de Maria não provém dela, mas, sim, da cruz de nosso senhor Jesus Cristo. Confiemos no poder de intercessão da nossa mãe, rainha e auxiliadora.
A coroa do Menino Jesus: a coroa do Menino Jesus simboliza também sua realeza. É a realeza da bondade, da misericórdia, do amor e do perdão. Mas, também, de defesa dos fiéis contra o mal.
A túnica amarela do Menino Jesus: a túnica amarela do Menino Jesus simboliza a luz e a divindade. Sendo Deus, este "menino" é fonte de luz. É ele quem vem nos trazer a luz da verdade.
O manto vermelho do Menino Jesus: o manto vermelho do Menino Jesus é um anúncio de sua paixão, que se repete todos os dias no sacrifício da santa missa. O vermelho simboliza o sangue e o sofrimento de Jesus Cristo, que salvará a humanidade.
Protetora dos lares: os cristãos passaram a invocar Nossa Senhora Auxiliadora nas dificuldades do lar, da família, nos problemas familiares, nas catástrofes e nas tragédias. Como milhares de pessoas que testemunharam e, ainda, hoje testemunham as graças alcançadas, Nossa Senhora Auxiliadora passou a ser considerada como a protetora do lar.
Neste domingo, 24, não se esqueça de acender a vela e colocar em vossas casas para receber as bênçãos de Deus, por intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora. Saúde e paz!


Deixe sua opinião