Auxiliadora dos cristãos, rogai por nós
Publicado em 16/05/2020

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco (bispo de Bagé)

E-mail: cleonir@ascap.org.br
Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco (bispo de Bagé)

Conforme decreto Nº 68, de 2 de junho de 1958, Nossa Senhora Auxiliadora foi aprovada padroeira de Bagé, junto com São Sebastião. O decreto diz que: "Além do padroeiro tradicional de Bagé, São Sebastião, fica considerada, também padroeira de Bagé, Nossa Senhora Auxiliadora".
Pedimos que a Mãe Auxiliadora nos ajude a vencer e superar esse momento difícil que estamos vivendo. Não é de hoje que Nossa Senhora se faz presente em muitos dos apuros humanos. São muitos os exemplos importados que presentificam esse auxílio registrado na história da humanidade. 
A festa litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora foi obra do papa Pio VII, em 1816. Napoleão, imperador da França, mantinha o papa preso em Fontainebleau. Para não vacilar, Pio VII recorreu à proteção de Nossa Senhora, prometendo-lhe, que assim que fosse libertado, iria coroar sua imagem.
Napoleão perdeu o trono e acabou prisioneiro na mesma prisão onde estivera o papa. Enfim, libertado, o papa cumpriu seu voto, coroando a imagem de Nossa Senhora. Em agradecimento à Maria, instituiu a festa de Nossa Senhora, no dia de seu retorno a Roma, 24 de maio.
Quando enxergamos as pessoas cobertas de máscaras, o medo do contágio estampado nos olhares, o distanciamento, percebemos que há batalhas que não são travadas no campo de guerra. Há inimigos invisíveis que não sabemos onde está e quase nos levam ao desespero.
Nunca deixemos que o medo assuma o nosso lugar. O medo não nos representa. Quem nos representa é quem nos apresenta: Maria, mãe de Deus e nossa. Peçamos para ela, constantemente, que abençoe nossos médicos e enfermeiros, nessa luta intensa no cuidado dos doentes. Esse momento difícil passará, a pandemia coronavírus será vencida... novos tempos virão. Esperamos que, “nesse novo mundo”, sejamos mais humanos, solidários e fraternos. 
Peçamos à nossa padroeira, a mãe Auxiliadora, que esmagou a serpente e venceu batalhas por nós, que nos ajude a vencer mais essa crise e, que jamais nos permita desanimar, especialmente nestes tempos difíceis de pandemia. Que ela nos mostre solícita a face de seu filho Jesus, em quem nossa alma encontra repouso. 
Convidamos para a novena e festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Recordamos que estamos seguindo as orientações do termo de responsabilidade compartilhada com o município de Bagé, exigindo todos os cuidados e proteções. Portanto, todas as pessoas devem entrar na igreja de máscara e respeitar a distância de dois metros.  
Segue a programação da novena e festa da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé:  Novena: de 15 a 23 de maio, de segunda a sábado, às 18h30min; no domingo, às 19h. No dia da festa, 24 de maio, teremos as missas às 8h; às 10h; às 15h e às 17h.  Após a missa das 17h, vamos passar com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora pelas ruas da cidade para abençoar nossas casas e famílias. As missas da novena e do dia da festa poderão ser acompanhadas pelo Facebook da paróquia: Pns Auxiliadora.
No dia 24, não se esqueça de acender a vela e colocar em vossas casas para receber as bênçãos de Deus, por intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora. 


Deixe sua opinião