Velozes e a trabalho!
Publicado em 13/07/2018

Divaldo Lara

Prefeito de Bagé
Divaldo Lara

O título, um trocadilho com o famoso filme Velozes e Furiosos, nos remete à grande frota de veículos que temos conquistado para nosso município. Ficamos mais velozes no socorro de pacientes e, agora, na zona rural e na assistência social. Furiosa deveria estar a população antes de assumirmos, pois a situação dos veículos para a saúde, das máquinas para consertos de estradas e ruas e para os demais serviços, era aquele conjunto de sucatas que mostramos em frente ao Centro Administrativo.
A primeira grande conquista, nos primeiros meses  da nossa gestão, foi uma ambulância totalmente nova. Uma urgência para transportar, dignamente, os pacientes para tratamento em outras cidades. O veículo, que antes estava à disposição dos bageenses era apertado, sem estrutura adequada para acompanhantes e com inúmeros problemas, inclusive na porta traseira, que podia abrir a qualquer momento, em deslocamento.
Logo depois, outros 11 carros, também à disposição da saúde, dedicados a cerca de três mil pacientes que viajam todo mês para tratamentos em outras cidades. Para complementar, um convênio com a Ouro e Prata garante passagens para que os usuários possam viajar com escolha de horário de ida e volta. Nessas viagens, ao chegar à rodoviária, vans também transportam o paciente até seu local de atendimento.
Outra recente ação, com o governo do Estado e fruto de emendas de diversos deputados federais e senadora, foi o recebimento do novo maquinário que passará a ser utilizado na zona rural. Da mesma forma que expomos as máquinas sucateadas recebidas no início do nosso governo, tivemos orgulho de mostrar, a quem passou na Praça Silveira Martins, na semana passada, a grande nova conquista de cinco retroescavadeiras, dois rolos compressores, além de três tratores e 11 implementos agrícolas.
Antes mesmo de assumirmos, após o período eleitoral, visitamos os gabinetes de todos os deputados em Brasília, com fotos em mãos da frota que havíamos recebido e demonstrando nossa intenção de reerguer e resolver os problemas da nossa cidade. Com isso, vários deputados destinaram emendas que resultam no que os bageenses viram de concreto em praça pública.
Nossa Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) também teve papel fundamental na recuperação de saldo de emendas e de recursos da Consulta Popular, ainda do ano de 2012 e de 2016, para a aquisição das máquinas.
No sábado passado, mais três veículos foram entregues. Desta vez, dedicados para aumentar e agilizar o trabalho da Assistência Social, na Smasi, através dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social). Com essa recente conquista, também conseguimos ceder um veículo para auxiliar no trabalho da Fundação Geriátrica José e Auta Gomes, facilitando, aos idosos, o acesso a serviços de rua, como idas ao supermercado e farmácias. A fundação dispunha, até então, de uma Kombi, um veículo grande para pequenas viagens.
Tenho pensado muito na conservação desse patrimônio e no quanto Bagé poderia estar evoluída nesse sentido, se cada governo conquistasse e conservasse para entregar ao próximo gestor. Agora, teremos atenção redobrada nesse sentido. Se todos pensassem assim, não estaríamos, ainda hoje, buscando itens básicos para manutenção de uma cidade, como maquinário para trabalhar. Ou até poderíamos estar fazendo, mas não com tal urgência nas necessidades.
Assim vamos, literalmente, nos movendo e recuperando nossa cidade. Falta muito? Claro que sim! Afinal, antes de assumirmos, veloz era só nome de filme. E, furiosa, estava a população, com a falta de ação de governos anteriores, durante anos.
Isso mudou e estamos mudando o aspecto da cidade! Já vemos renovação até no otimismo dos bageenses e isso me alegra muito.

Deixe sua opinião