No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Um novo tempo para a gestão, um novo tempo para a criança
Publicado em 11/11/2016

Divaldo Lara

Prefeito de Bagé
Divaldo Lara

Presidente da Câmara de Vereadores e prefeito eleito de Bagé

Esta foi mais uma semana gratificante. Semana de agradecer pelo momento que estou vivendo, de carinho demonstrado pelos bageenses, de aprendizado, de experiências novas, de compreender com profundidade minhas certezas, que é possível fazer coisas boas para as pessoas de nossa cidade. E utilizo esta coluna, com a licença do leitor, para agradecer cada abraço, cada palavra e sugestões para fazer o melhor por Bagé.

Prefeitos eleitos
No início da semana participei, em Brasília, de um encontro de prefeitos eleitos no Seminário Novos Gestores. Iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios, a CNM, que é a maior entidade municipalista da América Latina, independente, apartidária e sem fins lucrativos. O objetivo maior da CNM é fortalecer a autonomia dos municípios e transformar-se em entidade referência mundial na representação municipal, a partir de iniciativas políticas e técnicas que visem à excelência na gestão e a qualidade de vida da população.
Nesse encontro, fiz a adesão ao assessoramento técnico permanente da ACM às questões de gestão do município: previdenciária, tributária, de  saúde, de educação e de meio ambiente.
É de fundamental importância esse suporte profissional. Gestão é algo muito sério, que não permite erros por imprudência ou falta de conhecimento. Qualificação nunca é demais.
Instruir e coletar demandas dos municípios através dos gestores que assumirão a partir de janeiro de 2017 foram os principais objetivos do seminário.

Em tempo real
Durante o seminário credenciei Bagé ao Sidados, um serviço oferecido pela CNM para que o município tenha acesso, em tempo real, a todos os dados referentes aos indicadores de Educação, Saúde, transferências de recursos de todas as fontes, convênios e contratos. O sistema será implantado, a partir de janeiro, no gabinete do prefeito para o acompanhamento das questões técnicas da gestão municipal.

Fundação Abrinq
O carinho das crianças comigo é algo impressionante. Durante a campanha eleitoral eram tantos abraços e chamados para que eu estivesse ao lado delas que tive de criar um quadro dentro dos programas eleitorais com crianças cantando o jingle, porque esta era uma manifestação espontânea de demonstração de apreço que não poderia deixar de mostrar a todos. 
Fiz essa introdução para revelar que, quando chegou às minhas mãos, em Brasília, através da Fundação Abrinq,  o programa “Prefeito Amigo da Criança”, não havia outra alternativa senão aderir, aceitar, dizer sim ao que protege e ajuda uma criança a ser feliz. Assinei o termo de adesão ao programa  que abrange projetos como Escola no Campo, Ciranda do Aprender, Construindo Saberes, Ciranda da Saúde e Juntos para Mudar, todos tratando de proteção e bem-estar das crianças.
Aliás, o programa fez com que pensasse em transformar a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer em Secretaria da Criança, Juventude e Esporte, dedicando mais atenção e melhores alternativas em políticas públicas para oferecer aos pequenos, que tanto necessitam de nós.
É um tema interessante para ouvir a opinião da comunidade.

Deputado Onix Lorenzoni
Na Capital Federal cumpri agendas com o deputado federal do DEM, Onix Lorenzoni, nos ministérios da Educação e da Saúde, abrindo portas para novos programas e projetos que beneficiem nosso município. O deputado Onix é um parceiro de Bagé.

O livro da vitória
Na próxima quinta-feira, às 18h, na LEB Livraria, acontece o lançamento do livro "A construção de uma vitória", escrito por Gladimir Aguzzi, que conta um pouco da nossa trajetória, estratégias e ações para chegar à Prefeitura de Bagé. O livro também faz um resgate resumido dos grandes embates políticos da história do município. Afinal, foi a maior votação da história de um prefeito e o maior percentual de votos. E num embate com quem estava há 16 anos no poder. 
Conto com vocês, lá na LEB, para prestigiar esse evento.



Deixe sua opinião