No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Um novo tempo
Publicado em 28/10/2016

Divaldo Lara

Prefeito de Bagé
Divaldo Lara

Presidente da Câmara de Vereadores e prefeito eleito de Bagé

Volto com muito orgulho a este convívio semanal depois de uma ausência de quatro meses e depois que os bageenses me tornaram seu prefeito em uma votação inédita na história do município. Foram 45 948 votos: 75%. Esse reconhecimento pelo trabalho realizado me enche tanto de felicidade que, muitas vezes, pego-me com lágrimas nos olhos. Sou tomado de alegria, de vida em abundância, de gratidão.
Não foi um trabalho de dois ou três meses, tempo da campanha eleitoral, que fez a vitória. Tenho certeza de que o resultado veio com a soma de esforço e dedicação em dois mandatos como vereador, da união de lideranças importantes da cidade em vários setores e de uma equipe incansável para o trabalho.
Muito obrigado, Bagé, de todo o coração. Obrigado pela confiança, pela atenção, pelo abraço, o aceno e o olhar que trocamos durante a caminhada que culminou no dia 2 de outubro. Somos todos responsáveis por um novo tempo. Vocês e eu, lado a lado, unidos, como tem sido.
Essa votação para prefeito, tenho consciência, aumenta a minha responsabilidade, dá mais consistência aos compromissos firmados e me provoca, com maior exigência, a buscar o novo tempo que tanto queremos para Bagé.
Por isso, procurei não perder tempo e me desloquei a Brasília para conseguir, junto aos deputados federais aliados e à senadora Ana Amélia, emendas ao Orçamento 2017 que contemplem nosso município, porque o prazo para essas reivindicações encerrava na quinta-feira, dia 20. Cheguei na Capital Federal com os vereadores Antenor Teixeira e Esquerda Carneiro na terça, 18.
Conquistamos, assim, com a bancada gaúcha, mais de 5,8 milhões de reais para serem investidos na saúde, no IFSul, em pavimentação e nas estradas do interior do município. Foi de extrema importância a articulação do deputado Afonso Hamm, em emendas e no agendamento com os ministérios, sendo que em três deles fomos recebidos pelos próprios ministros: do Trabalho, Ronaldo Nogueira; da Educação, Mendonça Filho e da Saúde, Ricardo Barros.
Destaco aqui a atenção em emendas dos deputados Nélson Marchezan, Carlos Gomes, João Derli, José Stédile e Danrlei. São parlamentares que demonstraram carinho por Bagé e é muito importante que a população saiba disso.
O sucesso dessa empreitada em Brasília foi coroada por uma confirmação de alta relevância recebida no Ministério da Saúde: a data do início da obra de instalação do serviço de radioterapia para abril de 2017.  Essa é uma obra esperada há muito tempo, desde a implantação da oncologia no município e que várias vezes ameaçava iniciar.  Fomos em busca do projeto, encontramos os possíveis problemas e partimos para solucionar, pedindo a sua prioridade, demonstrando a relevância da radioterapia para a região. Até que ouvimos e tivemos a confirmação de um anúncio que preconizo como um dos mais importantes para a saúde da Metade Sul neste ano. Afinal, quem acompanhou as idas e vindas e todo o esforço para a implantação da oncologia no município sabe que a confirmação da obra da radioterapia é uma notícia espetacular, é o prenúncio de dias melhores. Parabenizo aqui, em nome de todos aqueles que participam dessa luta incansável no combate ao câncer, os médicos Dionísio Becker, rádio-oncologista, e Mário Mena Kalil, mastologista, da equipe do Centro Integrado de Oncologia e Mama (Ciom).
Sem dúvida foi uma viagem de muitos benefícios, o que me coloca mais otimista ainda para devolver a Bagé o sentimento de um novo tempo; tempo de progresso, de crescimento, de união.




Deixe sua opinião