No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Seu bairro melhor
Publicado em 26/04/2019

Divaldo Lara

Prefeito de Bagé
Divaldo Lara

Desde quando assumimos e sentimos a enorme carência dos bairros em diversos aspectos, percebi que não seria possível realizar melhorias expressivas apenas com o trabalho diário das secretarias, isoladamente.
Foi quando surgiu a ideia de mobilizarmos e agirmos de forma sistemática, unindo o trabalho de todas as secretarias para que realizassem o máximo de melhorias por uma determinada comunidade, durante uma semana. Assim nascia o projeto Meu Bairro Melhor, no primeiro ano do nosso mandato, em 2017.
O início dos trabalhos ocorre nos bastidores, com a escolha do local que será beneficiado, um estudo das necessidades e o planejamento de ações, de modo que, em uma semana, sejam realizadas as melhorias. Para isso, reuniões com os secretários e, posteriormente, com os chefes de equipe de todas as secretarias definem ações, mapeamento e funções.
Nesta semana, estamos na zona norte e, ao invés de um bairro, estamos atendendo três, o que também necessitou de um prazo um pouco maior que o habitual. Desde o dia 16, os bairros São Martim, União, também conhecido como Coxilha do Fogo e São Domingos têm tido como parte do dia a dia, máquinas, bueiros e diversas equipes em ação.
Dentre as melhorias estão pinturas e reformas em escolas, no posto de saúde do bairro, pavimentação de ruas, pintura em paradas de ônibus, pontes e meio-fios, podas, revisão e conserto na iluminação pública, revitalização de praças, além do saneamento básico, com a instalação de mais de 600 bueiros.  
É importante dizer que, mesmo com as equipes designadas ao projeto Meu Bairro Melhor, o restante da cidade continua a ser atendido com o suporte para as demandas diárias e espalhadas pelos mais diversos locais. Ou seja, o Meu Bairro Melhor em um determinado local, não interrompe o trabalho nos demais espaços da cidade.
Amanhã, ocorre a inauguração do novo local revitalizado para abrigar os alunos da Escola Professor Análio, uma grande obra que vem passando por reformas desde o início do ano. A EMEI Antônio Sá, no bairro União e a EMEF José Otávio Gonçalves, também serão entregues à comunidade com diversas melhorias.
O projeto Meu Bairro Melhor vem sendo referência para municípios, como Guaíba. Aqui em Bagé já beneficiou 16 comunidades, uma cidade que tem 75 bairros e, portanto, com muitos locais solicitando a entrada deste trabalho. Contudo, chegaremos lá, pois estamos em uma primeira rodada de um projeto que não para mais. Queremos levar a todos os pontos da cidade, resolvendo questões mais emergenciais que estavam há 20, 30 anos sem ação. Posteriormente, pensamos em oferecer continuidade, mesmo aos locais já atendidos, em próximas temporadas, com uma segunda etapa de melhorias. Afinal, o que já foi realizado na primeira temporada, não precisa ser repetido, desde que haja trabalho contínuo de conservação, bem como cuidados da própria comunidade com os espaços públicos. Conto contigo!

Deixe sua opinião