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Rumo a 25 mil peças de solidariedade
Publicado em 11/05/2019

Divaldo Lara

Prefeito de Bagé
Divaldo Lara

Iniciamos, na quinta-feira, a edição 2019 da Campanha do Agasalho. Um bonito momento em que os bageenses se unem, voluntariamente, em benefício daqueles que mais precisam. Aliás, voluntariado e doação, tanto no quesito material quanto em esforço de trabalho em causas deste tipo, é uma marca característica dos bageenses da qual muito me orgulho.
Desde o ano de 2017, portanto, em duas edições, houve expressivo progresso, tanto na arrecadação quanto na forma de distribuição. No ano de 2018 foram 22 800 mil peças, a distribuição iniciou pelo bairro Damé e chegou às 883 famílias cadastradas, divididas em 19 localidades. São cerca de 2,6 mil pessoas que receberam as peças arrecadadas e organizadas em kits personalizados, de acordo com cada estrutura familiar e os tamanhos adequados.
Durante o período de distribuição e, como parte integrante das edições do Projeto Meu Bairro Melhor, também foram montadas “lojas de roupas” para distribuição gratuitas de peças, onde era possibilitado aos moradores, a escolha do vestuário desejado.
O Dia D, realizado nas duas edições anteriores e que se repetirá neste ano, é o ponto alto da campanha, sempre com forte participação do Exército. Nesta data, centenas de pessoas levam até o Centro Administrativo a contribuição. Neste ano, realizaremos no dia 1 de junho. 
A Campanha do Agasalho sempre foi tradicionalmente uma ação do gabinete da primeira-dama. Em nossa gestão, a primeira-dama não exerce cargo público, mas doa-se, voluntariamente, à causa todos os anos, junto a uma equipe capitaneada pela Smasi, mas que envolve desde o meu gabinete e todas as demais secretarias e voluntários que, somados, chegam a 250 pessoas.
A quantidade nas arrecadações nos faz acreditar que, este ano, chegaremos a 25 mil unidades e este ano estamos solicitando uma maior doação na quantidade de cobertores, edredons e peças que protejam contra o frio, principalmente na hora de dormir. Já passei por isso na minha infância e a triste lembrança que tenho até hoje, era a de desejar o amanhecer o quanto antes para melhor aquecer com os primeiros raios de sol. É, de fato, uma sensação muito ruim. 
Também lembro, na infância, de já ter sido beneficiado por campanhas do tipo. Hoje, o momento da entrega é realmente muito emocionante, para mim, principalmente ao ver as famílias abraçarem-se enroladas em cobertores, simbolizando um momento de união, a mesma união que a carência de peças mais quentes faz com que as famílias durmam juntas para aquecerem-se entre si, com o calor humano. É marcante e inesquecível!
Não esqueça, não deixe para depois, pois cada noite de frio pode ser um martírio para quem passa. E como diz um dos slogans da nossa campanha, cabide não sente frio.

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