No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Quando a prioridade é para o bem das pessoas
Publicado em 28/04/2017

Divaldo Lara

Prefeito de Bagé
Divaldo Lara

Prefeito de Bagé

Desde meu primeiro mandato na Câmara de Vereadores enfatizo que penso em uma cidade sem bandeira partidária. A ideia é fazer pelo bem das pessoas, independente de partido. Com esse propósito cheguei à vida pública. O conceito é claro. Alguns dirão ser pragmático. Eu considero ser uma prioridade de razão e sensibilidade, que pode ou não cair no campo do pragmatismo. O que se torna uma questão de interpretação ou, melhor ainda, de opinião.
Pretendo dar continuidade à gestão na prefeitura com esse princípio: fazer pelo bem da vida dos bageenses. O objetivo é fazer um governo que não meça esforços para tornar Bagé uma cidade desenvolvida, consciente de seus problemas e disposta a resolvê-los.
Ser um gestor que pensa nas pessoas acima de partidos não é fácil. A cultura da partidarização de governo se instalou na prefeitura e extraí-la é uma tarefa árdua, que requer determinação. Quando a doutrina do “tenho que fazer pelos meus contra os teus” faz guarida num órgão público por tanto tempo, há de se ser paciencioso, mas há, também, de se ser determinado para mudar padrões e alterar conceitos.

São Pedro
No início desta semana, tive o prazer de anunciar, ao lado da secretária Adriana Lara e do secretário de Gestão, Eduardo Deibler, o início da obra de restauração do telhado da Escola São Pedro, uma instituição que faz parte do melhor da história de Bagé e que foi responsável pela transformação do bairro Getúlio Vargas em uma localidade urbanizada, trabalho que teve como precursor o saudoso padre Muraro e a congregação salesiana.
Esta é uma obra necessária e urgente. Sobre a prioridade na Educação, destaco que sou o primeiro prefeito de Bagé que saiu de um bairro. Sou filho de carroceiro, estudei em escola municipal e muitas vezes não tive calçado ou roupa para vestir. Portanto, eu sei a importância de ter uniforme. Mas, como disse a secretária de Educação, Adriana, tem momentos em que é preciso priorizar. Não estou prefeito de Bagé para subtrair conquistas. Pelo contrário. Por isso afirmo: ano que vem os nossos alunos da rede pública municipal terão uniforme da melhor qualidade.
Em 90 dias o telhado estará 100% renovado, com certeza, porque, no nosso governo, obra tem data para começar e data para terminar. Após, será a vez de revitalizar piso, rede elétrica e o forro do São Pedro.

Família brigadiana
Quarta-feira, tive a oportunidade de me reunir, ao lado do deputado Luís Augusto Lara, com o presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga, e o diretor de crédito, Oberdan de Almeida. Tratamos sobre o projeto de lei “Família Brigadiana”, de autoria do deputado, que prevê o financiamento de moradia para servidores da segurança pública, com facilidades para obtenção do crédito.
Foi uma reunião bastante proveitosa. É uma classe que passa por um momento difícil, em que falta instrumentos básicos de trabalho, falta efetivo e enfrenta o parcelamento de salários. Sendo assim, o mínimo a fazer neste momento é oportunizar melhores condições para os servidores da segurança. Luís Augusto Lara, que tem sido um grande parceiro de Bagé, com a proposta de estabelecer uma política habitacional específica para o segmento, recupera o moral das corporações policiais, garantindo um pouco mais de tranquilidade  ao cumprimento da profissão.

Deixe sua opinião