No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Número da sorte na mão e um sonho próximo da realidade
Publicado em 07/12/2018

Divaldo Lara

Prefeito de Bagé
Divaldo Lara

Amanhã será um grande dia para 564 famílias, que terão seu sonho da casa própria mais próximo da realidade. Durante todo o sábado, estaremos no ginásio Presidente Médice (Militão), realizando o sorteio das moradias que estão sendo construídas no bairro Morgado Rosa.
Conheço bem a realidade e dificuldade dos moradores de bairro e estes residenciais são destinados às pessoas que mais precisam. Nasci e me criei no bairro Castro Alves, vendo de perto e passando por muitas destas dificuldades, por isso sei o quanto este momento é importante.
Sabendo desta realidade, não medimos esforços para buscar, no ano passado, em Brasília, esta conquista, trazendo para Bagé o maior programa habitacional já realizado no município e também o maior em andamento no Estado, totalizando 1 164 novas moradias para os bageenses. São 564 casas no Morgado, na zona Leste e 600 na avenida Espanha, na zona Norte da cidade.
Sobre este número total, há uma curiosidade: nosso município vizinho, Hulha Negra, tem um total de 1 200 casas, o que significa que estamos praticamente construindo um município inteiro dentro de Bagé. E, claro, pensando em soluções para este futuro aumento populacional nos dois bairros.
O asfalto de acesso ao novo residencial também já está concluído. Realizamos, ainda, no ano passado, a pavimentação da rua Breno Machado, que liga a principal avenida do bairro até as novas moradias. Ter o acesso pavimentado é uma exigência para que as casas sejam entregues. Quem não lembra da nossa primeira ação de governo, no início de 2017, utilizando o recurso do carnaval daquele ano para asfaltar o acesso ao Residencial São Sebastião? A obra não havia sido realizada pelo governo anterior e precisava ser concluída para entregar as 300 moradias aos beneficiários.
Voltando ao sorteio de amanhã, serão 564 sorteados e mais um cadastro reserva de 30%. Inicialmente, realizaríamos, na Câmara de Vereadores, mas a pedido dos próprios futuros moradores, mudamos para um local maior, pois desejam ir acompanhados de suas famílias e torcerem juntos, com seu número da sorte em mãos.
Uma grande estrutura está sendo montada para este momento especial, cujas famílias terão, por meio da voz do radialista Oliveira Neto e de telão, o anúncio do sonho realizado.
Na área externa do ginásio, estará ocorrendo mais uma edição do evento #Vem pro Militão, da Secretaria de Juventude e do Esporte (Sejel), integrando esporte e diversão para quem quiser descontrair durante as muitas horas de sorteio e também comemorar, após o anúncio.
Em paralelo, a obra no bairro Morgado Rosa, realizada pela Michelon Engenharia, que diga-se de passagem, está garantindo mais de 200 vagas de trabalho, está muito bem adiantada, com mais de 65% concluída.
Queremos que, até o final de 2019, estas famílias e as do residencial da zona Norte já estejam em suas casas, saindo assim do aluguel, do fundo da casa de parentes, da beira do riacho, passando a ter um lugar próprio e digno para morar.
Outro importante trabalho que a nossa Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) tem realizado é o trabalho técnico social, que consiste em informações, instruções e até cursos para os moradores, que, após a entrega, passam a conviver em grupo, em um residencial.
A Secretaria vem realizando este trabalho nos residenciais já concluídos e entregues, cumprindo assim, outra etapa deixada para trás pelos governos anteriores e que contribui muito com a boa convivência entre os vizinhos. E não será diferente com estes novos, após a listagem definitiva dos contemplados.
Com este conjunto de ações, estamos construindo mais do que casas, mas uma boa convivência entre os moradores, entregando um lar para que vivam em paz, dignamente e de forma harmoniosa.
Boa sorte a todos amanhã! Estarei lá, vibrando e torcendo junto!

Deixe sua opinião