No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Irmãos unidos em um mesmo lar
Publicado em 06/09/2019

Divaldo Lara

Prefeito de Bagé
Divaldo Lara

Agora é realidade! Está inaugurado o Lar dos Irmãos Santo Estêvão. O local, que passará a abrigar nossas crianças, vítimas de violência e maus-tratos, passa a ter um diferencial com relação à Casa da Menina e Casa do Guri, pois abrigará irmãos, independente do sexo.
Até hoje, quando havia a determinação de separação dos pais, pelos órgãos que cuidam da segurança e bem-estar das crianças, meninos eram direcionados à Casa do Guri; meninas à Casa da Menina. Isso representa um trauma ainda maior do que a separação apenas dos pais, pois separava dos irmãos também, isolando a criança do convívio já estabelecido de carinho e afeto com parentes próximos. 
Se pensar nisso em um ambiente adulto já é doloroso, imagina para uma criança que pouco entende o que está acontecendo. 
É questão de sensibilidade de quem convive com os problemas de perto. Não sou prefeito de gabinete, gosto de estar em contato com as pessoas, saber de suas necessidades, pois muitas delas, vivenciei, na prática, durante uma infância em que minha família passou muitas necessidades. Também tenho uma irmã conselheira tutelar e as histórias que ouço são muito tristes. Era preciso fazer algo. 
O Lar dos Irmãos Santo Estêvão, inaugurado essa semana, revoluciona a prática exercida até então. O local escolhido, já carrega consigo muitas lembranças de salvamentos e bons encaminhamentos no cuidado com as crianças, pois até pouco tempo foi liderado pela vereadora Sonia Leite, que realizou brilhante trabalho semelhante por mais de 20 anos. Agora, a prefeitura, através da Smasi e também em parceria com a vereadora, recupera este espaço, que havia sido fechado e oferece este novo sentido. Recebi muitas mensagens de pessoas que um dia passaram por lá,  hoje adultas e que se emocionaram ao conhecer a nova proposta, que, para mim, tem um significado muito grande. Além disso, é mais um exemplo que Bagé oferece a outros municípios para que repensem sua forma de governar neste sentido. 
Após alguns meses em reformas, o espaço está adaptado, lindo e pronto com berços, beliches, ar- condicionado nos quartos e até roupas e brinquedos para receber nossos pequenos com segurança, carinho e proteção. 
Nosso governo tem feito muita coisa, mas considero esta obra, pelo significado, uma das mais importantes da nossa gestão.
 


Deixe sua opinião