No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

As duas pontas de um início de governo
Publicado em 06/01/2017

Divaldo Lara

Prefeito de Bagé
Divaldo Lara

Está sendo uma semana de muito trabalho, muito empenho e dedicação de uma equipe que encara o grande desafio da retomada de Bagé como uma cidade que um dia esteve entre as mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul. Entretanto, o entusiasmo que me fascina encontra inúmeras surpresas desagradáveis, resultado de uma administração que, visivelmente, perdeu-se ao longo do tempo, deixou-se envolver pelo descaso e errou muito.
Todos os dias pela manhã cumpro expediente na Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos. Estou realizando uma análise minuciosa dos números do município. Ao lado do secretário Aurelino Rocha e toda a sua experiência na iniciativa privada, deparamo-nos, estarrecidos e incrédulos, com os absurdos encontrados, como o total de R$ 2 985 588 em horas extras e R$ 1 047 036 em função gratificada, pagos de janeiro a novembro de 2016. A partir do meio-dia tenho percorrido as secretarias, tratando das mudanças significativas que devem ser feitas, agilizando o trabalho e recebendo de cada secretário um diagnóstico de setor a setor, para, mais uma vez, ficar surpreso com a forma como estava sendo conduzida a prefeitura. Um exemplo disso é o Prociba – a Organização Não Governamental Programa Cidadão Bageense, que não prestou contas dos recursos recebidos, não fez a entrega de patrimônio e teve seu convênio encerrado no último dia do ano passado, deixando à deriva o Restaurante Popular, sob sua coordenação. O que nos obriga a uma nova estratégia administrativa para que volte a funcionar e ofereça refeições a preços populares.
Mesmo assim, apesar dos pesares, estamos evoluindo. A secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, conquistou o aumento de vagas para a Educação Infantil, mais 111 crianças terão acesso às nossas escolas. Ronaldo Hoesel, da pasta de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, desde o primeiro dia de governo, às 5h, está limpando a cidade, oferecendo uma nova cara à Rainha da Fronteira. E, a partir da próxima semana, teremos ótimas notícias na Saúde. O secretário Mário Mena Kalil está muito otimista com a concretização do centro de especialidades. Uma compromisso nosso ante uma reivindicação forte da população, tão necessitada de uma saúde eficiente que ofereça médicos especialistas e exames.
Acredito que, por meio deste artigo, posso demonstrar o entusiasmo de nosso governo nesse início de gestão, mais que toda a preocupação com o caos nas finanças, porque reitero meu otimismo, minha confiança e a certeza de que faremos uma grande administração, de retomada do desenvolvimento e de respeito às pessoas.
        

Deixe sua opinião