Tônia Carrero
Publicado em 09/10/2017

Cid M. Marinho

Cidade: Bagé / RS
Cid M. Marinho

“Ídolos da Tela”

Foto: Reprodução/FS

Maria Antonieta de Farias Portocarrero, mais conhecida como Tônia nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1922. É considerada uma das mais consagradas atrizes do Brasil, com marcantes interpretações com o artista plástico Carlos Arthur Thiré, pai do ator e diretor Cecil Thiré.
Apesar de ser graduada em Educação Física, a formação de Tônia como atriz, foi obtida em Paris, ela fez um pequeno papel no filme “Querida Suzana”, produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz. A estreia teatral foi no Teatro Brasileiro de Comédia em São Paulo, com a peça “Um Deus dormiu lá em casa”, onde teve como parceiro o ator Paulo Autran. Na televisão, um dos seus personagens mais marcantes foi a encantadora Stella Fraga, em “Água Viva”, em 1980, de Gilberto Braga. Depois, em 1983, trabalhou novamente com o mesmo diretor na novela “Louco Amor”, desta vez interpretando a charmosa Mouriel.
Tônia é mãe do ator Cecil Thiré e avó dos atores Miguel Thiré, Luísa Thiré e Carlos Thiré.  Segundo Cecil, a atriz que tem 95 anos de idade sofre de uma doença chamada hidrocefalia oculta. Devido à doença ela não consegue andar normalmente. Mas vive em seu apartamento no Leblon, cercada de familiares, continua a receber visita de amigos próximos.

Deixe sua opinião