No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Tenente Blueberry
Publicado em 14/11/2016

Cid M. Marinho

Cidade: Bagé / RS
Cid M. Marinho

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

Jean Girraud, também conhecido pelos pseudônimos “Moebius” e “Gir”. Nasceu em 1938 e morreu em 10 de março de 2012. Desenhista de origem francesa, começou a publicar seus primeiros trabalhos aos 18 anos e logo se tornou um dos mais consagrados ilustradores da Europa. Sua primeira história foi “Frank e Jeremie”, pela revista Far-west, em 1956.
A sua carreira foi interrompida pelo serviço militar, que prestou na Argélia. Ao retornar, tornou-se aprendiz, colaborando nas aventuras do personagem “Jerry Spring”. Em seguida, passou a desenhar a série de faroeste “Tenente Blueberry”, pela conceituada revista “Pilote”.
Blueberry foi criado pelo roteirista Jean-Michel Charlier, em 1963. Na história, o cowboy Mike, acusado de um crime que não cometeu, se torna tenente do Exército Americano e assume o papel de anti-herói, defensor das causas perdidas, renegado, jogador de cartas e pistoleiro. Ele não é um homem da Lei, que leva os malfeitores à Justiça, tampouco um cowboy bonito que salva a mocinha. Blueberry é o herói atípico do velho oeste.
No Brasil, as aventuras foram publicadas pela Editora Abril Jovem, em outubro de 1990. As cinco primeiras revistas tiveram suas páginas coloridas; as quatro edições posteriores foram em P&B.

Deixe sua opinião