No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Superman
Publicado em 12/12/2016

Cid M. Marinho

Cidade: Bagé / RS
Cid M. Marinho

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

Um super-herói criado pela dupla Joe Shuster e Jerry Siegel. Sua primeira publicação foi na revista Action Comics, em 1938, nos Estados Unidos.
Joe e Jerry se conheceram no início da década de 30, em Cleveland, cidade onde ambos estudavam. Colegas a Glenville High School, a dupla trabalhava no jornal estudantil “Glenville Tork”, que apresentava histórias de ficção científica.
No começo, Superman era rude e agressivo. O personagem matava os bandidos e usava de violência. Ou seja, a revista tinha um código moral menos rigoroso do que o usado atualmente. Depois, os escritores suavizaram os roteiros e inseriram um senso de idealismo que não permitia mais ao herói matar. O personagem jurou, em uma publicação, que nunca tomaria uma vida humana. E que, se o fizesse, simbolicamente penduraria o seu uniforme e se aposentaria.
Superman surgiu no Brasil em dezembro de 1938, no suplemento “A Gazetinha”, do jornalista Casper Líbero. Depois Adolfo Aizen adquiriu os direitos autorais e passou a publicar as aventuras do “Homem de Aço” na revista “O Lobinho”. Com a criação da EBAL, o personagem ganhou uma revista própria, que foi publicada por 35 anos, de 1947 até 1983. Mais tarde, a Editora Brasil seguiu com as publicações, até 2002. Desde então, as histórias de Superman são publicadas pela Panini Comics.

Deixe sua opinião