No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Rocky Marciano
Publicado em 31/07/2017

Cid M. Marinho

Cidade: Bagé / RS
Cid M. Marinho

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

Rocco Francis Marchegiano, filho de imigrantes italianos, nasceu no dia 1º de setembro de 1923, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Foi lutador de boxe, considerado o melhor peso-pesado de todos os tempos. Nunca perdeu uma luta nos ringues, somou 49 vitórias em 49 lutas, sendo 43 por nocaute.
Marciano, como ficou conhecido, tornou-se pugilista profissional em março de 1947, lutou contra pesos-pesados como Lee Savold, Red Applegate, Carmine Vingo, Tex Layne e, inclusive, com o lendário Joe Louis. Conquistou o título de melhor peso-pesado do mundo ao derrotar Jersey Joe Walcott, em combate realizado na Filadélfia, em 23 de setembro de 1952. Defendeu o cinturão contra lutadores como Ezzard Charles, Don Cockell e Roland La Starza. Depois de vencer Archie Moore, resolveu se aposentar, encerrando uma das carreiras esportivas mais vitoriosas já vistas no mundo do boxe.
No ringue, Rocky não demonstrava sentir dor, por mais golpes que recebesse, por mais castigado que fosse. Por outro lado, a potência do seu soco era contundente, mesmo tendo braços, altura e peso menores que a média dos pesos-pesados.
Em 31 de agosto de 1969, um dia antes de completar 46 anos de idade, Rocky embarcou em um avião para participar de uma reunião de negócios. O avião caiu perto de Newton, no Iowa, matando o lutador e mais dois ocupantes da aeronave. A carreira de Marciano foi inspiração para a criação dos filmes “Rocky”, cujo personagem é interpretado por Silvester Stallone.

Deixe sua opinião