No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

O gaúcho
Publicado em 12/09/2016

Cid M. Marinho

Cidade: Bagé / RS
Cid M. Marinho

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

"Fidêncio, o Gaúcho" foi criado e desenhado por Júlio Shimamoto. Suas histórias foram publicadas, primeiramente, no suplemento do jornal Folha de São Paulo, entre 1963 e 1965. Vinte anos depois, a Editora Noblet republicou as aventuras no formato dos gibis italianos (Fumettos). Recentemente, a SM Editora reapresentou as fantásticas histórias de Fidêncio no tradicional formato dos "comics".
O protagonista nasceu nas Missões de São Miguel. Ficou órfão muito cedo. Seu pai morreu na Guerra da Cisplatina e sua mãe, uma índia guarani, morreu vitimada pela febre. Fidêncio foi lanceiro no "3º Regimento de Bagé" e lutou bravamente na Guerra do Paraguai. Após o conflito, passou a viver livremente no Pampa Gaúcho. Desprezava as coisas materiais, só não se separava do seu fiel cavalo, de sua adaga, e de sua garrucha de dois canos. Era temido pelos seus inimigos, peleador como poucos. Tornou-se defensor dos fracos e oprimidos, que seguidamente encontrava pelas suas mudanças. Com a sua afiada adaga, fez justiça e fama, nas coxilhas da Província de São Pedro.
Júlio Shimamoto nasceu em 1939, em Borborema, no interior de São Paulo. Filho de agricultores, desde cedo se tornou um apaixonado pelos quadrinhos.Virou desenhista profissional em 1958, na Editora Novo Mundo. Produziu vastamente, para a maioria das editoras brasileiras, dos anos 1960 até 1980. Sempre aprimorando e provendo bons desenhos para as revistas nacionais, costumava fazer fronte na árdua luta contra a invasão dos quadrinhos estrangeiros no Brasil. Em 1962, participou da extinta C.E.T.P.A., uma cooperativa de desenhistas apoiada pelo governo gaúcho e ilustrou um álbum intitulado "A história do Rio Grande do Sul". Mestre Shima, como é chamado pelos seus milhares de admiradores, é sem dúvida alguma um dos principais responsáveis pela sustentação dos quadrinhos nacionais. Também trabalhou com publicidade, onde se tornou muito premiado e respeitado. Atualmente, mora no Rio de Janeiro e continua em plena atividade profissional.

Deixe sua opinião