No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Luís Olavo Almeida de Salles
Publicado em 25/06/2018

Cid M. Marinho

Cidade: Bagé / RS
Cid M. Marinho

Foto: Alina Souza / Especial FS

Filho de Jônio Tavares Ferreira de Salles e de Déa Jacinto de Almeida. Nasceu em Bagé em 31 de dezembro de 1947. Terceiro de uma prole de cinco filhos. Cumpriu o primeiro grau no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, e o segundo grau no Colégio Rosário, em Porto Alegre. Cursou Medicina Veterinária em Santa Maria e formou-se em 1971. Casou-se em 1979, com Fanny Helena. O casal teve três filhas: Helena, Luísa e Silvia. 
Assim que se formou, voltou para Bagé, e passou a trabalhar nos campos da família, como administrador em parceria com os irmãos. Também trabalhou no campo da sua avó, assumiu as responsabilidades dedicou-se integralmente ao mundo dos negócios rurais. Com espírito empreendedor e inovador buscou constantemente as técnicas mais avançadas de produção. Foram anos de intensa dedicação, chegava a permanecer na estância por até 40 dias, num tempo que a campanha não dispunha de eletricidade e seus outros confortos.
 
Foi um dos grandes incentivadores do reinício da realização da Semana Crioula pela Associação Rural, em 2000. Foi um grande sucesso sua coordenação, e a “Festa mais campeira do Mercosul” continuou nos anos seguintes. Foi coordenador de três edições (21ª, 22ª, 23ª) e liderou o Conselho de Vaqueanos durante a 27ª, quando recebeu honra ao mérito.
 
Sempre se colocou a serviço das causas ruralistas e como um ferrenho defensor do direito à propriedade. Foi um dos expoentes no Estado, do chamado “novo ruralismo”. Nesta condição foi eleito diversas vezes vice-presidente do Sindicato/Associação Rural de Bagé, tendo ocupado ainda na mesma associação o posto de tesoureiro e membro do Conselho Fiscal. Também exerceu o cargo de delegado representante do Sindicato Rural de Bagé na Farsul. Foi um homem orgulhoso de seu trabalho e grato pelo que a vida em Bagé e Dom Pedrito, regiões onde estavam suas propriedades, lhe proporcionaram.

Deixe sua opinião