No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Joe Frasier
Publicado em 11/09/2017

Cid M. Marinho

Cidade: Bagé / RS
Cid M. Marinho

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

Joseph William Frazier, norte-americano, foi campeão mundial de boxe na categoria Peso-pesado. Nasceu em 12 de janeiro de 1944, na Carolina do Sul. Sua carreira se estendeu pelas décadas de 1960 e 1970, e os seus combates mais famosos foram contra Muhammad Ali e George Foreman. Quando o garoto Frasier recebeu os primeiros treinos na Filadélfia, apenas com o intuito de perder peso, ninguém imaginou o enorme pugilista que estava por surgir. Ele foi a Tóquio, participar dos Jogos Olímpicos de 1964 e retornou com a medalha de ouro.

Frazier se tornou profissional em 1965, lutou e ganhou por nocaute de 15 ótimos pugilistas. Em 1967, ele já era considerado um dos melhores e mais temidos lutadores. Depois de vencer outros oponentes de grande destaque, Frazier teve a chance de lutar pelo título mundial, contra o duro e habilidoso campeão mundial Jimmy Ellis. No Madison Square Garden, em Nova Iorque, o que se viu foi Frazier dizimar completamente Ellis no quinto round. Frazier defendeu por quatro vezes, com sucesso, o seu cinturão, até que foi finalmente vencido por George Foreman, em 1973.

Joe “Smokin” Frazier popularizou o estilo chamado “Swarmer”, que significa “enxame”, e que também poderia se traduzir, livremente, por “metralhadora de socos”. No dia 7 de novembro de 2011, Joe Frazier morreu na Filadélfia, aos 67 anos de idade, em consequência de um câncer de fígado, diagnosticado apenas um mês antes.  


Deixe sua opinião