No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Aba Larga
Publicado em 25/07/2016

Cid M. Marinho

Cidade: Bagé / RS
Cid M. Marinho

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

"Aba Larga" era uma alusão sobre o chapéu usado pelos brigadianos que formavam a valorosa "Polícia Montada Gaúcha", cuja função era proteger o homem do campo contra ladrões de gado, assim como prestar assistência médica e veterinária aos produtores rurais.
A "Cooperativa Editora de Trabalho de Porto Alegre" foi criada em 1961, com o apoio do governo do Rio Grande do Sul. Tinha, como objetivo, a produção de revistas de histórias em quadrinhos com personagens que fizeram parte do folclore gaúcho como, por exemplo, Aba Larga, Sepé Tiaraju, entre outros. Também tinha, como proposta, abrir uma frente de trabalho para valorizar os desenhistas e roteiristas do Sul do Brasil. Infelizmente, por falta de uma melhor estrutura, a Cooperativa acabou encerrando suas atividades em 1963.
Foram publicadas poucas revistas com as histórias do Aba Larga. Por isso, são obras consideradas muito raras e bastante valorizadas pelos colecionadores de HQs. As capas eram desenhadas por Luiz Saidenberg, as páginas ilustradas por Getúlio Delphim. Os roteiros e argumentos eram de autoria de Hamilton Chaves.

Deixe sua opinião