No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

A turma do pererê
Publicado em 08/08/2016

Cid M. Marinho

Cidade: Bagé / RS
Cid M. Marinho

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

Foi uma série de histórias em quadrinhos brasileira, lançada em forma de cartoons na revista O Cruzeiro, em 1959. Os seus personagens viviam em um lugar imaginário chamado "Mata do Fundão" e foram criados pelo cartunista mineiro Ziraldo Alves Pinto.
As revistas com as histórias da turma do pererê começaram a ser publicadas em outubro de 1960 e duraram até abril de 1964, quando foram totalmente banidas das bancas, por conta do regime militar da época. Contudo, os personagens de Ziraldo já tinham conquistado o público brasileiro, permitindo que fossem publicadas, mensalmente, uma tiragem com mais de 120 mil exemplares.
Os personagens principais eram Pererê, um menino negro de uma perna só, que usava um cachimbo e uma carapuça vermelha; Tininim, um menino índio e o melhor amigo de Pererê; Geraldinho, um coelho de pelos vermelhos; Moacir, um jabuti rosado, com a carapaça marrom; Alan, um macaco bege; e Pedro Vieira, um tatu rosa com as costas verdes.
Em 1975, "A turma do Pererê" voltou a ter as suas histórias publicadas pela Editora Abril. No entanto, esta segunda série foi cancelada um ano depois, pelo fato de suas vendas não terem agradado a editora. A partir de então, as histórias do Pererê passaram a ser republicadas nos demais anos. Até que, em 1980, Ziraldo passou a dedicar-se às histórias do Menino Maluquinho.


Deixe sua opinião