No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

A turma da Mônica
Publicado em 22/08/2016

Cid M. Marinho

Cidade: Bagé / RS
Cid M. Marinho

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

Os primeiros personagens criados por Maurício de Souza foram Bidu e Franjinha. Isso em 1959, ganhando espaço na revista infantil "Zaz-traz", publicada pela Editora Outubro. Em seguida foi lançada a revista "Bidu", pela Editora Continental, e novos personagens foram criados, entre eles o do Cebolinha, como coadjuvante do Franjinha,
As criações de Maurício fizeram muito sucesso nas tirinhas de jornal. Cebolinha, com o tempo, passou a ser o personagem principal. E outros surgiram. Contudo, de Souza passou a receber muitas queixas por parte de seus leitores pela falta de personagens femininas. Por isso, em 1963, ele criou a Mônica. O sucesso da nova personagem, baseada na filha real de Maurício, foi tamanha que acabou tornando o Cebolinha um coadjuvante.
Em 1970, a Editora Abril lançou a revista "Mônica e sua turma", que passou a competir com produções de muito sucesso, como Luluzinha, Pato Donald e Zé Carioca. As histórias permaneceram firmes nas bancas e ganharam uma segunda revista, em 1973. Os personagens principais da turma são Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento.
Os estúdios de Maurício, ainda, investiram em animação e licenciamento dos seus personagens, tornando "A turma da Mônica" uma potência de entretenimento genuinamente brasileira. "A turma da Mônica" tem suas revistas e outros produtos circulando em 40 países, em 14 diferentes idiomas.

Deixe sua opinião