No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Reta final do ano letivo
Publicado em 31/10/2019

Folhinha

Foto: Reprodução/FS

página 3

Como ajudar as crianças nos estudos?

Conselhos para que os pais ajudem os filhos na hora das provas

Ir à escola, prestar atenção, aprender e estudar é uma tarefa que os pais não podem fazer pelos filhos. No entanto, é possível orientá-los na hora de se preparar para as provas ensinando-lhes técnicas de estudo, repassando os temas com eles ou motivando-os a estudar. O envolvimento dos pais é fundamental para um bom rendimento escolar. Pode-se ajudar as crianças com as provas de muitas maneiras.

Veja algumas dicas
Motivação: Para que uma criança se prepare para uma prova com mais facilidade, a primeira coisa que ela deve ter é motivação. A dificuldade em algumas matérias faz com que a criança se desmotive e sempre a gente pode ajudar ela a se interessar por cada matéria.
Técnica de estudo: Os adultos conhecem truques e técnicas de estudo que os menores ainda desconhecem. Além do que aprendem na sala de aula, podemos ensinar a criança a fazer resumos, esquemas ou fichas e comprovar junto com eles se estão entendendo e assimilando todos os conhecimentos.
Rotina: É fundamental que as crianças sigam uma rotina de estudo diário e não deixar tudo para o dia das provas. Por isso, convém priorizar a organização familiar do dia a dia e reservar um tempo de estudo compartilhado junto às crianças.
Segurança em si mesma: Crianças e adultos necessitam enfrentar um exame ou uma época de provas com segurança. A segurança de ter toda a matéria estudada é tão importante como a segurança em si mesmo, por isso é necessário ressaltar sempre as conquistas no aprendizado e recordar-lhes quanto valem.
Envolvimento dos pais: O envolvimento dos pais nos estudos também se aplica à escola, na metodologia e o que cada professor exige dos alunos. Sempre deve-se saber o que os filhos estão estudando e ajudá-los a colocar tudo em dia. 
As perguntas: Uma das dicas que se praticam em todas as famílias é repassar com as crianças a matéria e fazer perguntas a elas. É uma ajuda extra para preparar para as provas, mas é algo que deveria ser feito habitualmente e não somente na época das provas.
Tempo de descanso: Não se pode esquecer do descanso que é fundamental para que as crianças enfrentem as provas com força e ânimo e também prestando atenção especial àqueles alimentos que reforçam a memória para os dias prévios das provas.

Fonte: Blog Guia Infantil - Laura Vélez
 

Deixe sua opinião