No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

O que fazer nas férias escolares? Ler!
Publicado em 25/07/2019

Folhinha

Foto: Reprodução/FS

página 3

Chegou o período de férias e o que fazer? Que tal viajar, fazer uma viagem diferente das outras, viajar por mundos e dimensões desconhecidas? É isso que acontece quando lemos, saímos em uma surpreendente viagem cheia de aventuras onde exploramos outros universos.

Leitura nas férias: prazer, diversão e conhecimento

A melhor época para ler é durante as férias, pois temos mais tempo e menos preocupações. Um livro pode nos apresentar diferentes contextos de mundo e de vida, pode nos levar a diferentes aventuras em terra de monstros, de seres estranhos e de magia. Existem livros que provocam diferentes sensações, há livros que nos fazem rir, chorar e até mesmo voltar ao tempo em que éramos crianças e acreditávamos em contos de fadas. Os prazeres proporcionados por um bom livro geram sentimentos e expectativas diferentes ao leitor, pois esse conhece coisas e situações diferentes das corriqueiras, mostra-lhe como reagir perante as dificuldades, como mudar o futuro, entre outros.
A leitura é fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação. Muito antes de aprender a ler, os pequenos já se acostumam com o formato físico do livro e vão entendendo que ele tem figuras, que essas figuras contam uma história e por aí vai.

  Benefícios

•    Fortalece a conexão com quem lê para a criança (pais, familiares ou cuidadores);
•    Desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio;
•    Estimula a curiosidade, a imaginação, a criatividade;
•    Ajuda a criança a perceber e a lidar com sentimentos e emoções;
•    Auxilia no desenvolvimento da empatia (capacidade de colocar-se no lugar do outro);
•    Minimiza problemas comportamentais, como agressividade;
•    Desenvolve a linguagem oral.

Fontes: Blog Brasil Escola e Blog Leiturinha

Deixe sua opinião