No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Mês das crianças: atividades para divertir os pequenos
Publicado em 17/10/2019

Folhinha

Foto: Reprodução/FS

capakids

Um dos maiores desafios do período é entreter a garotada com atividades criativas. Geralmente, a data é focada no ato de dar um presente – e pouco se fala sobre a presença e a participação dos pais e responsáveis nas brincadeiras com as crianças, algo que pode ser feito sem custo algum.

Vamos brincar? 

Já parou para pensar que o mês das crianças pode ser tornar um período do ano muito especial, não só para dar brinquedos, mas para intensificar o ato de brincar, de estar presente e se divertir junto aos pequenos?
Para unir a família e incentivar a interação, o Folhinha, desta semana, reúne algumas recomendações de atividades que podem proporcionar momentos agradáveis em família e trabalhar habilidades socioemocionais como criatividade, colaboração e perseverança, estimulando o desenvolvimento das crianças. Confira!


 – “Como eu me sinto quando…”
Nesse jogo, cada participante conta uma situação que desperta nele algum sentimento, como amor, raiva, felicidade, medo... Em seguida, os outros participantes têm que dizer como eles se sentem quando isso acontece com eles também.


 – Show de talentos
Todos os participantes devem montar um espaço para apresentações. Em seguida cada um terá tempo para elaborar o seu figurino e, por fim, todos devem fazer uma apresentação. As apresentações podem ser gravadas para um filme familiar.
 

 – O que é?
Nessa brincadeira, uma pessoa da família deve ser vendada e alguém pegar um objeto da casa para ela tentar reconhecer apenas usando o tato. Quando acertar, deve-se trocar a pessoa vendada e o objeto.
 

 – Tá diferente!
Para esse jogo, reúna a família em um cômodo da casa. Em seguida, uma pessoa deve sair do ambiente onde estão todos reunidos. Nesse momento, os outros jogadores modificarão o ambiente de alguma forma. Quem saiu tem que voltar e tentar descobrir o que mudou naquele espaço.

 – Verdadeiro ou falso
Os participantes têm que contar ou inventar uma situação que tenha acontecido na semana deles e os outros têm que tentar descobrir se foi verdadeira ou falsa.
 

 – Experimentando receitas
Nessa brincadeira, a família deve escolher uma receita para todos da casa cozinharem juntos. O objetivo é cozinhar a receita desde o começo em grupo, sendo assim, não vale deixar a interação apenas para o momento de comerem juntos!
 

 – Acampamento na sala
Que tal todos acamparem na sala? Todos os participantes devem deixar os celulares juntos em uma caixa fora da sala e dividirem as tarefas para montar o acampamento. Cada participante deve ficar responsável por uma parte do acampamento desde a arrumação das camas até as brincadeiras.
 

 – Que gosto é esse?
Para esse jogo, separe alguns alimentos da cozinha e um pano para vendar os olhos. No momento da atividade, coloque uma venda em um dos participantes e pegue um alimento para que ele possa experimentar. O objetivo é adivinhar o que está comendo (ou bebendo) sem ver. Depois, deve-se trocar os alimentos e a pessoa que ficará vendada.
 

 – Lembrança
Hora de lembrar histórias antigas da família! Nessa brincadeira, faça uma rodada de histórias antigas sobre os integrantes da família. Os adultos devem separar histórias de membros mais antigos da família, se possível, com fotos e vídeos, para apresentar aos mais novos.
 

 – Jogo do sério
Nessa brincadeira, faça duplas para disputar quem consegue ficar sério por mais tempo. Essa é simples de organizar: basta olhar nos olhos da outra pessoa fazendo cara de sério e não dar risada. Quem ficar sério mais tempo ganha e joga com o próximo, até ter um vencedor.

 Fonte: Blog Inteligência de vida

 

Deixe sua opinião