No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Matéria especial - Pilates também é coisa de criança!
Publicado em 11/04/2019

Folhinha

Foto: Alina Souza / Especial FS

No mundo acelerado e totalmente tecnológico em que vivemos, as crianças acabam sendo expostas a estresse, falta de concentração e má postura. A prática de carregar mochilas pesadas, a má postura em frente à televisão, computador, celular ou videogame, são fatores que contribuem para as crianças adquirirem maus hábitos, perdendo a postura e saúde para o resto da vida.
Devido a estes fatores, pedimos a ajuda da fisioterapeuta Ana Carolina Saavedra Macedo, também instrutora de Pilates, para falar dessa técnica voltada para os pequenos, como forma complementar ao desenvolvimento infantil.
Ela conta que o Pilates tem sido muito procurado, pois, além de trabalhar o corpo da criança, com fortalecimento de grupos musculares importantes na estrutura postural, trabalha equilíbrio, consciência corporal, coordenação, concentração atenção, entre outros pontos, que trazem inúmeros benefícios à garotada.
Para deixar as aulas e exercícios mais divertidos, são usados acessórios de pilates, como bolas de diferentes tamanhos, discos de equilíbrio, rolos, acessórios de agilidade. Além disso, também compõe o universo infantil, unindo cambalhotas, circuitos funcionais com acessórios e objetos que desafiem a criança, exercícios aéreos em tecidos e atividades que estimulem a criatividade dos pequenos.

Como funciona o Pilates Kids?
- A primeira coisa a se pensar é trabalhar o lúdico, por meio de brincadeiras, passando o conteúdo do método para as crianças.
-É importante que o estúdio esteja repleto de cores alegres e chamativas, junto a decorações, que chamem a atenção das crianças.
- A turma deve ser somente de crianças, se possível da mesma faixa etária, sem adultos, junto, pois, desta forma, o rendimento e interação da criança é maior.
- Crianças a partir de 5 anos podem praticar o pilates, as aulas têm duração de 50 minutos e são composta de até quatro integrantes.

Deixe sua opinião