Lanche saudável ajuda no desempenho escolar das crianças
Publicado em 29/05/2013

Folhinha

Foto: Divulgação/FS

Quando se pensa em infância, logo vem à mente balas, doces e salgadinhos. Porém uma alimentação saudável é indispensável também no lanche da escola. É nesta fase que as crianças estão em desenvolvimento e criam o hábito de ter uma boa alimentação.
A nutricionista Renata Meirelles dá algumas dicas aos pais, tanto para variar a lancheira quanto para orientar na importância de uma alimentação balanceada. “Uma alimentação saudável pressupõe ingestão suficiente de nutrientes para que a criança e o adolescente consigam atingir o crescimento e desenvolvimento normais, assim como a prevenção de doenças relacionadas à alimentação”, enfatiza.
Renata acrescenta que além de ajudar na saúde, hábitos alimentares saudáveis auxiliam também nos estudos. “Quando os pais adotam hábitos alimentares adequados, os filhos terão melhor qualidade de vida na vida adulta. Além disso, quando o consumo alimentar é adequado as crianças também vão ter um bom desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos”, elucida.
Conforme aconselha a nutricionista, é preciso estar atento aos excessos de gordura, carboidratos, sódio e cálcio. “Uma lancheira ideal seria composta por uma porção de carboidratos (pão integral ou bolacha sem recheio ou bolo simples ou barra de cereal), uma de proteínas (queijo, requeijão, leite ou achocolatado em embalagem longa vida ou iogurte – se for possível refrigerar) e uma de frutas (frutas naturais ou sucos)”, indica.
Renata ainda lembra que “as crianças não têm necessidade de fazer lanche completo após a escola. Podem comer apenas uma fruta ou leite e esperar o horário do jantar”, pontua. Ela ainda sugere que os pais combinem um dia na semana para que a criança escolha o que levar de lanche.

Sugestões
- 1 barra de cereal + leite com achocolatado + 1 fruta
- pão integral com queijo processado e vegetais + suco de frutas
- iogurte + 1 potinho de cereal matinal + 1 banana
- 1 porção individual de bolachas (30g) + 1 banana + leite com achocolatado
- bolo simples + iogurte + 1 pera
- 1 porção de salada de frutas + 1 iogurte
- pão com geleia + leite com achocolatado

Deixe sua opinião