No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Formas de ensinar e aprender outro idioma com a família
Publicado em 19/09/2019

Folhinha

Foto: Reprodução/FS

Formas de ensinar e aprender outro idioma com a família

No mundo globalizado em que vivemos, aprender inglês, por exemplo, deixou de ser algo opcional. Muitos pais se sentem desafiados e não sabem como começar a estimular as crianças para essa familiaridade com outro idioma. No Folhinha desta semana, veja algumas dicas para aprender outra língua, em casa, com a ajuda da família.

Estimule a criança aprender inglês em casa

O jeito mais prático para fazer isso acontecer é unir algumas ferramentas do dia a dia, que trazem o inglês para dentro de casa, de forma lúdica e leve. Confira cinco dicas para estimular os pequenos a aprenderem inglês em casa:
1. Estimule a leitura
Chega de ler somente placas de “happy birthday” ou “exit” na rua ou na TV. É preciso fazer das palavras em inglês realmente parte do dia a dia. Um bom jeito de fazer isso é com quadrinhos da Turma da Mônica, que agora são publicados também em inglês aqui no Brasil. Quantos de nós não aprendemos a ler em português com esses gibis? Vamos utilizar o mesmo recurso para aprender inglês!
2. Use a tecnologia como aliada
Um recurso bastante simples e divertido para toda a família é mudar o idioma do celular por um dia, brincando de entender as orientações e funções do aparelho. Hoje em dia, qualquer celular ou tablet oferece a opção e isso pode tornar-se um desafio bem engraçado, mostrando para os filhos que os pais estão juntos no aprendizado.
3. Cante com os pequenos
Há muitas músicas já conhecidas das crianças, todas em inglês, disponíveis em aplicativos como o PlayKids. Canções como a da Galinha Pintadinha, estão disponíveis para que a criança aprenda versões de novas de letras cujas melodias já são conhecidas. 
4. Divirtam-se com desenhos animados em inglês
Episódios falados em inglês ajudam a criança a unir o som à imagem e fortalecer o raciocínio. A série Junior e Seus Amigos também está presente em inglês, para as crianças aprenderem sobre as profissões enquanto absorvem um novo idioma. 
5. Faça parte das aulas
Os recursos disponíveis são ferramentas que contribuem para o ensino de idiomas, mas uma escola ou curso de inglês são muito recomendados para que a criança aprenda um idioma com segurança e disciplina.
Mas esse momento não precisa ser isolado da família. Pelo contrário, todos podem fazer parte, seja participando de algumas aulas, lendo as lições de casa e participando delas ou trazendo diálogos aprendidos em sala de aula para momentos em família. 
Que tal fazer um breakfast uma vez na semana, ou até mesmo instituir um saturday challenge, no qual todo mundo dentro de casa precisa falar somente em inglês aos sábados? Aos poucos, o que parecia ser um monstro de sete cabeças, vai se tornando parte da vida e o idioma inglês passa a ser um grande amigo para os novos tempos.
Enjoy! Ou em bom português, aproveite! Nada é mais divertido que aprender algo novo e estimulante. 

Fonte: Blog Leiturinha.com.br

Deixe sua opinião