No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Folhinha na sua escola: Projeto Aprendizes de Chef
Publicado em 15/08/2019

Folhinha

Foto: Divulgação/FS

Receitas, sabores, aromas, experiências e novas descobertas
Trabalhar com crianças pequenas exige uma sensibilização do olhar, para que através de uma observação minuciosa possamos perceber as reais necessidades. Partindo desse princípio, a professora da turma do berçário II da Escolinha Pequeno Aprendiz, Miriã da Rosa, junto à equipe, percebeu que metade dos alunos da turma possuía algum tipo de alergia alimentar. Algumas crianças ao ovo e, outras, a proteína do leite. 
Ao refletir sobre isso, surgiu o seguinte questionamento: Como a culinária pode agregar diversidade à mesa? E assim, nasceu o projeto “Aprendizes de Chef”, que busca desenvolver a igualdade e o respeito ao outro, criando possibilidades de inclusão através da culinária, possibilitando hábitos de uma alimentação saudável, vivenciar experiências gastronômicas desde a primeira infância e a descoberta de receitas, as quais não se faz necessário o uso de ovo e leite. 
Além disso, essas atividades criam possibilidades para que as crianças, desde muito pequenas, possam familiarizar-se com alimentos crus, cozidos, inteiros, picados, oportunizando que, ao manuseá-los, percebam as cores, trabalhem a questão sensorial através de texturas, aromas e sabores. 
Para tal, as crianças fazem uma receita, toda sexta-feira na escola e ainda levam, um de cada vez, um kit contendo o livro de receitas da turma, touca e avental de cozinheiro, reportagens e informações sobre alergia e intolerância, para que aprendam, junto da família, a fazer uma receita e registrar como foi a experiência de cozinhar com o filho (a). 
O projeto está a todo vapor e as experiências na cozinha têm rendido muitas descobertas, aprendizados e, é claro, diversão.
 

Deixe sua opinião