No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Folhinha na sua escola - Curiosos pela natureza
Publicado em 18/04/2019

Folhinha

Foto: Alina Souza / Especial FS

As crianças prestam atenção nos ensinamentos sobre as plantas


A escola de Educação Infantil Jardim Auxiliadora - Aprender Brincando, está desenvolvendo um projeto anual que aborda, sobretudo, os cuidados com o meio ambiente. Intitulado “Curiosos pela natureza”, o projeto é também em comemoração aos 40 anos de trajetória da instituição, que serão completados em setembro deste ano.
As coordenadoras pedagógicas Cleusa Veiga e Lilian Przygodzinski explicam que o objetivo é trazer conscientização, atenção aos cuidados imprescindíveis com a natureza, fazer do ato de preservar os recursos naturais, um hábito cultivado desde cedo.
A cada mês, o projeto volta a atenção a um aspecto importante com relação ao meio ambiente. Em abril, o foco foi em plantação, cultivo de alimentos orgânicos, cuidados com os alimentos, incentivo a alimentação mais natural e saudável. Eles plantaram flores, verduras e, depois, fizeram os próprios sanduíches com os vegetais cultivados.
O Jardim tem uma horta no espaço, inclusive, os alunos são os responsáveis por cuidar dela. Eles, como protagonistas da própria aprendizagem, participam ativamente de todos o processo, entendendo, de forma significativa, como se deve respeitar a natureza.
Um dos princípios da instituição é a participação da família no desenvolvimento dos pequenos. Por isso, umas das atividades mais importantes do período foi uma visita colaborativa de um dos pais, que explicou às crianças todo o processo de plantio de hortaliças. Um ensinamento sobre consumo consciente que, com certeza, levarão para toda a vida.

Deixe sua opinião