No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Férias, crianças e ... leitura!
Publicado em 23/01/2020

Folhinha

Foto: Divulgação/FS

página 3.1


Com tanto tempo livre, vale a pena investir em alguns livros para praticar a leitura em voz alta com os filhos, ou para presentear aqueles que já leem com fluência.

 

Oficina de máscaras na LolliCreative
A festa mais popular do Brasil ainda não chegou, mas os preparativos para ela não param, em todos os cantos do país. Para entrar no ritmo da folia, a LolliCreative organizou, dentro da recreação de férias, uma oficina bem legal de confecção de máscaras de carnaval. 
A garotada entrou no clima e produziu o acessório da forma como a festividade, tão esperada no mês de fevereiro, pede: com muita cor e brilho. A atividade faz parte da programação temática que o espaço preparou para as férias de verão.  No projeto "Você sabia?", os pequenos estão aprendendo curiosidades, comidas típicas, costumes, gírias, danças tradicionais e muitas outras coisas de vários lugares do mundo.
A oficina de máscara de carnaval foi escolhida como forma de homenagear e apresentar a cultura brasileira, mais especificamente do estado da Bahia. Confira alguns cliques da atividade.

Leitura nas férias

Descobrir lugares improváveis. Conhecer amigos extraordinários e criaturas surreais. Brincar numa casa na árvore, numa ilha, numa biblioteca, na rua ao lado. Voar com vampiros, fadas e uma babá de guarda-chuva. Lutar com piratas e vilões atrapalhados. Sabia que se pode fazer isso tudo nas férias e sem ir muito longe? É só virar as páginas de um livro!
Nesta edição, há algumas sugestões de livros, selecionados pela equipe do blog Como Educar Seus Filhos. Como em qualquer indicação bibliográfica, cabe aos pais à análise da obra e a última palavra sobre a adequação à faixa etária da criança. A divisão por idades é apenas uma sugestão, podendo os pais ousar ler livros mais complexos para os pequenos ou brindar os maiores, vez ou outra, com livros ricos em enormes ilustrações.


0 a 3 anos
Uma Lagarta Muito Comilona

A história de uma lagarta esfomeada, desde o ovo até a transformação em uma linda borboleta, contada de maneira simples e divertida. O livro pode ser encontrado em edição cartonada, recomendado para os pequenos de até 18 meses, que em geral ainda não conseguem manusear um livro de papel sem rasgá-lo ou colocá-lo na boca.


3 a 6 anos
Um Gato Chamado Gatinho

Grande nome da poesia brasileira, Ferreira Gullar homenageia, nesse livro, seu gatinho de estimação com poemas “engraçados, agradáveis e divertidos” (segundo o próprio autor). Com toda certeza, Um Gato Chamado Gatinho irá agradar igualmente crianças e adultos – e até quem não gosta de gato, mas gosta de poesia, vai se divertir.


6 a 12 anos
O Menino do Dedo Verde

Este livro conta a história de Tistu, um menino que tem um jeito diferente de aprender: é que Tistu prefere explorar o mundo à volta, conhecendo como funcionam as coisas na cidade, nos campos e na fábrica do pai. Nisto, acaba descobrindo que tem um dom: o de fazer florir tudo em que toca. 


A partir de 12 anos
Contos de Shakespeare

Vinte peças de Shakespeare são recontadas em forma de narrativa pelos irmãos Lamb, nesse livro. A edição brasileira conta com a primorosa tradução de Mário Quintana. Os contos de Shakespeare são uma excelente maneira de travar um primeiro contato da criança com o teatro shakespeariano.

Deixe sua opinião