No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Escolinha O Gato Xadrez desenvolve projeto de conscientização ambiental
Publicado em 24/10/2019

Folhinha

Foto: Francine Leite

Cuidados com o meio ambiente, reciclagem e reaproveitamento de materiais. Esses são alguns dos temas em destaque com os alunos de Pré I e II, da Escola de Educação Infantil O Gato Xadrez.
Para a escola, esse nível de ensino é ideal para abordar questões de educação ambiental. Além da criança tomar consciência e interagir em sociedade, envolvê-la em causas de cuidado e responsabilidade com o meio em que vivemos é imprescindível desde cedo na formação.
Com uma aprendizagem significativa, a ideia é sensibilizar a criançada sobre o cuidar da natureza e desenvolver habilidades cognitivas, afetivas, psicomotoras e sociais. Além disso, estão sendo aplicadas atividades que promovam atitudes de proteção com o meio ambiente, por exemplo, uso consciente da água, coleta seletiva do lixo, estímulo às práticas de reaproveitamento e reciclagem.
Um dos destaques é a construção de lixeiras com caixas de leite e confecção de jogos pedagógicos e brinquedos com materiais recolhidos pelos alunos. Além da consciência do cuidado ambiental, as crianças aguçam a criatividade e aprendem formas diferentes de adquirir conhecimentos e valores.
O projeto também contempla desenvolvimento do raciocínio lógico, coordenação motora, capacidade de análise e interpretação, senso de responsabilidade, entre outros
 

Deixe sua opinião