No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Dicas para entreter as crianças nas festas de fim de ano
Publicado em 24/12/2019

Folhinha

Foto: Reprodução/FS

capakids

Diversão para todas as idades


As festas de fim de ano são momentos mágicos. Tempo de celebração, agradecimento, reflexão. Envolver e encantar as crianças com esse espírito vai ficar mais fácil e divertido com estas sugestões que selecionamos, com base em dicas da revista Crescer. Confira! (Fotos: Tricae)
Contagem regressiva divertida: encha bexigas e escreva horários “cheios” – 20h, 21h... – em cada uma delas. Assim que o relógio marcar o horário do balão, as crianças podem estourá-lo.
Crie uma oficina de cookies para as crianças. Elas fazem a massa, cortam com forminhas e decoram com confeitos coloridos.
Crie o pote da gratidão. Distribua papéis e lápis coloridos para todos escreverem mensagens agradecendo pelo ano. Crianças menores podem fazer com os pais. Na ceia, elas são lidas e os agradecimentos compartilhados.
Arrume uma mesa para os pequenos se ocuparem nas festas de fim de ano. Disponibilize papel, lápis de cor, massinha...
Os pequenos podem ajudar os adultos a fazer cake pop, o bolo no palito. Esfarele pedaços de bolo, misture com brigadeiro mole e faça bolinhas. Espete um palito de churrasco na bolinha e banhe em chocolate derretido. Escorra o excesso, cubra com granulado e deixe sobre papel-manteiga até endurecer.

Receita para fazer sucesso no Ano-Novo: sanduíche refrescante. Recheie minipães de leite com patê de ricota temperado com hortelã e pedacinhos de tomate.

Abra pasta americana de diferentes cores para o filho cortar com forminhas. Use as peças para decorar bolos e doces.

Brincadeira com a criançada: uma pessoa sugere uma palavra e os pequenos têm de cantar uma canção na qual ela apareça.
No Réveillon, faça buquês de balões de gás hélio e amarre mensagens para as crianças soltarem no ar. 
Tire fotos pelo celular de objetos da festa: do enfeite na parede, da mesa... Peça para as crianças acharem os itens.

Faça tags com as crianças para usar como marcadores de lugares para os convidados e pendure-as com fitas nas cadeiras.
Peça para o filho escrever palavras positivas em pedras (com canetas para artesanato). Elas viram peso de papel depois.
No amigo secreto entre as crianças, elas trocam desenhos que fazem, representando o que gostariam de dar. 
Crie uma caixa de atividades. Dentro, pode adiantar para as crianças tudo o que vão fazer na noite. Um pôster do filme que vão assistir; a primeira dica da caça ao tesouro...

Faça um caderno de realizações e estimule todos a deixarem recadinhos, registrando algo que essa pessoa fez e que eles gostaram.
Os pequenos podem ajudar a criar o “enredo” das festas: definir o cardápio e as brincadeiras. Elas escrevem numa lousa que ficará na entrada do evento ou em papel, que distribuirão a todos. 
Ensine a criança que a gente colhe o que planta. Faça um kit com minivasos, terra e sementes para elas plantarem e cuidarem ao longo do próximo ano.
Num mundo tão digital, peça para o filho desenhar e escrever cartões de Ano-Novo, com desejo para o próximo, para entregar a cada membro da família.
Imprima duas cópias iguais de fotos de momentos especiais com os filhos e monte um jogo da memória para brincar nas festas de fim de ano. Eles vão adorar!

Deixe sua opinião