Dever de casa: uma tarefa para pais e filhos
Publicado em 22/05/2013

Folhinha

Foto: Divulgação/FS

Mais do que uma tarefa para fixar o conteúdo dado em aula ou preparar o aluno para a discussão de novos temas, o dever de casa – ou tema – é um dos momentos em que o acompanhamento dos pais é importante.
A neuropsicopedagoga Maria da Graça Gonçalves Cunha Neves explica que, é através desta tarefa que a criança fixa o conteúdo dado em aula. “Tarefas para casa, como tema, pesquisas e trabalhos podem servir como focos desencadeadores desse processo, antecedendo e enriquecendo o trabalho realizado na escola, pois contribuem para a busca do conhecimento”, ressalta.
Para a publicitária Aline Sabedra, mãe de Sofia e Rafael, de dois anos, o momento do tema é um momento especial de ligação com os filhos. “O que mais me dá prazer é saber que agora é o momento de fazer eles terem gosto pelos estudos. Isso torna esses momentos mais prazerosos ainda, aprender brincando. E eu sou coruja mesmo”, brinca.
Maria da Graça acrescenta que este acompanhamento dos pais é imprescindível. “A cobrança deve ser realizada no sentido de cuidado e incentivo. Estipular horários para a sistematização dos estudos em casa contribui, porém é aconselhável que este não suceda a chegada da escola, devido ao cansaço inerente ao longo período de concentração exigido em sala de aula. Um período mínimo de duas horas é necessário para retomar as energias, visando a produtividade do trabalho”, aconselha.
A hora do dever de casa é um momento importante na formação das crianças. Nesse instante, é quando a criança irá fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula. Por isso, paciência e organização são fundamentais para o bom desenvolvimento dos pequenos estudantes.

Deixe sua opinião