No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

De férias com o Folhinha - Conheça o projeto “Para ler não tiro férias”
Publicado em 25/07/2019

Folhinha

Foto: Divulgação/FS

Atividades com contação de histórias podem levar as crianças a desenvolverem o imaginário assim como as habilidades, trabalhando com o aguçar das habilidades já existentes e no desenvolvimento de novas, o que trará muitas construções novas e uma leitura de mundo mais ampliada e significativa.
Além disso, os momentos de contato dos pequenos com os livros e com histórias diferentes, proporcionados pela contação de histórias podem ser o primeiro passo para a construção do gosto pela leitura, do prazer de ler, fundamentais para a formação de futuros leitores.
Por pensar nisso, no período das férias escolares, uma parceria entre a Livraria e Cafeteria Bageense (Leb) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está colocando em prática o projeto “Para ler não tiro férias”, uma iniciativa em que acadêmicos voluntários do curso de Pedagogia estão desenvolvendo atividades de contação de histórias e intervenções com crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
“Para ler não tiro férias” iniciou na terça-feira, dia 23 e vai até 3 de agosto. É realizado no espaço da Leb, durante uma hora por dia, das 15h30min às 16h30min. No sábado, também acontece pela manhã, das 11h às 12h. Diversos contos clássicos da literatura infantil e releituras estão no cronograma de atividades. O acompanhamento dos pais é recomendado durante os períodos de contação. Ao todo, 13 acadêmicos da Uergs estão envolvidos na prática, com estratégias e didáticas próprias para estimular a garotada, promovendo o encantamento esperado com as histórias contadas.

Deixe sua opinião