Amamentação: o maior gesto de amor
Publicado em 28/08/2013

Folhinha

Foto: Divulgação/FS

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele, estão contidos todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outros nutrientes necessários para o seu completo e correto desenvolvimento. Este alimento contém substâncias, tais como, anticorpos e glóbulos brancos, essenciais para proteger o bebê contra doenças.
A pediatra Cledinara Salazar afirma que não existe outra forma de melhor proteger os pequenos que não seja pelo leite materno. “Este é o alimento mais completo, do ponto de vista nutricional, pois é um alimento de espécie para espécie. É ele que auxilia no bom crescimento e desenvolvimento da criança”, aponta.
A pediatra ressalta que o leite materno afeta diretamente no sistema imunológico. “Este leite contém proteínas que agem diretamente no sistema gastrointestinal e respiratório, diminuindo o risco da criança desenvolver processos alérgicos, como rinites”, fala.
Além do mais, o leite materno tem a vantagem de ser facilmente digerido, é muito prático, pois está sempre pronto, e econômico, pois não necessita de ter esterilizador, mamadeiras ou leite em pó.
Cledinara complementa com os benefícios trazidos para a mãe. “Para a mãe também traz muitas vantagens, tais como, uma maior segurança, queima calorias de modo a ser mais fácil voltar ao seu peso normal, o útero regressa mais rapidamente ao seu tamanho normal, protege-a da osteoporose, do cancro da mama e do ovário”, encerra.

Curiosidades

Colostro - Nome do primeiro leite materno (até o 6º dia após o parto). É um leite muito rico em proteínas, sendo de cor amarelada. Confere ao bebê a primeira proteção imunitária.

“Descida do leite” - Passagem do colostro para leite maduro. Este é produzido em maior quantidade. Tem uma coloração mais esbranquiçada.

Composição do leite – Este varia durante a mamada: no início é mais rico em água e, após mais ou menos 5 minutos, fica mais rico em matérias gordas, de modo a saciar o bebê. É por isso que se deve esvaziar primeiro uma mama antes de se passar para a outra.

Deixe sua opinião