No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Uso excessivo de equipamentos tecnológicos pode causar danos à coluna
Publicado em 25/04/2019

Folha Saúde

Foto: Alina Souza / Especial FS

Tempo excessivo usando a tecnologia, gera dores e problemas em todas as idades


Já observou como fica a postura ao usar o celular, o computador, o tablet e até mesmo o videogame?

O uso de dispositivos como esses pode prejudicar, principalmente a coluna cervical e contribuir para o aparecimento de dores crônicas nas costas, de forma cada vez mais precoce. Conversamos com a fisioterapeuta Cármen Barbosa para saber os riscos à saúde do corpo, os perigos de uma postura inadequada e como corrigir o problema.

Tecnologia x postura

Computadores, smartphones e tablets são hoje, para muitos, tão indispensáveis quanto uma roupa. Em muitos casos, o uso abusivo acaba influenciando a má postura da coluna, resultando em problemas clínicos cada vez mais frequentes.
As pessoas acabam mais tempos sentadas, seja na escola, no trabalho, em casa, no tempo livre. O lazer não é mais relacionado a atividades ao ar livre que movimentem o corpo. Isso, somado à postura incorreta e ao tempo excessivo usando a tecnologia, têm gerado dores e problemas em todas as idades, enfatiza a fisioterapeuta Cármen Barbosa.
Dores musculares e tensionais, além de quadros clínicos mais complexos, como retificação da lordose cervical, são problemas atribuídos ao uso desses equipamentos. As manifestações mais comuns são desconfortos que evoluem para dores na coluna cervical, lombar e na região dos ombros e punhos.
Quem faz uso destas tecnologias tende a se acostumar com posições incorretas, mas o sedentarismo é um agravante incontestável, alerta Carmen. Para ter uma boa postura é necessário, primeiramente, boa percepção corporal, praticar uma atividade física regular e orientada, com o objetivo de colocar o corpo num alinhamento sustentável. Quando a correção postural é necessária, faz-se necessário um fisioterapeuta para auxiliar no processo.

Conheça o RPG

O método de tratamento com RPG - Reeducação Postural Global é totalmente isento de medicamentos e consiste de manipulações vertebrais e de membros, visando a liberação e o alongamento total de músculos que com o passar dos anos ficaram encurtados causando os desvios posturais.  
O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar neste conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos.
As posturas são feitas juntamente aos exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80% do trabalho, seguido da orientação do fisioterapeuta.
O tratamento pode durar de três meses a dois anos, com uma sessão semanal de 50/60 minutos.

Dicas para boa postura

Computador
- Evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo, seja ele no teclado ou mouse. Procure manter os braços ao lado do corpo e os punhos alinhados a mesa. O ângulo de 90° no cotovelo é a referência;
- Uma boa cadeira minimiza o estresse do corpo. Procure a que possui ajustes no encosto, nos braços, na altura do assento. As melhores possuem acomodação para região lombar, mas este detalhe podemos adaptar com almofada na altura dos rins;
- Pés cruzados ou apoiados nas pontas favorecem dores. Apoie todo pé no chão mantendo a coxa apoiada na cadeira. Use suporte para os pés caso seja necessário.

Smartphone e tablets
- Quando utilizar o smarthphone, apoie com uma mão e mexa com a outra as funções do aparelho. Mexa no aparelho hora com uma mão, hora com outra. Evite curvar o pescoço para visualizar a tela;
- Não apoie o celular com o ombro;
- Mantenha os braços alinhados e apoiados na mesa ao digitar, de preferência a 90° em relação ao corpo.

Deixe sua opinião