No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Tratamentos para rejuvenescimento facial 
Publicado em 26/09/2019

Folha Saúde

Foto: Reprodução/FS

Dentro da harmonização orofacial, existem diversas áreas e procedimentos. Nesta edição, o cirurgião-dentista Leandro Saavedra Argenti explica o que há disponível, em tratamentos estéticos e cirúrgicos, para rejuvenescimento facial.

A nova especialidade da Odontologia e novidades em procedimentos estéticos

Grande oportunidade para a atuação dos cirurgiões dentistas, a harmonização orofacial é uma área da Odontologia em grande crescimento, pois todos envelhecem e a expectativa de vida da população nos últimos anos tem aumentado.
Harmonizar a face é muito mais que “aplicar um preenchedor”. É um conjunto de fatores, principalmente, incluindo a harmonização do sorriso. E ninguém melhor que o cirurgião dentista para realizar este serviço. Em primeiro lugar, o cirurgião-dentista, especialista em harmonização orofacial, Dr. Leandro Saavedra Argenti, explica a atuação do profissional nesta área, dentro da Odontologia. “Nossa área de atuação no plano frontal vai do limite frontal do osso hióide até a inserção do couro cabeludo; o limite lateral se estende do tragus do lado direito ao tragus do lado esquerdo, abrangendo todas as estruturas anexas e afins.
Em resumo, o cirurgião-dentista, quando examina uma pessoa, observa um conjunto de fatores que o leva realmente fazer uma harmonia da face. O cirurgião-dentista não se limita a realizar procedimentos apenas nos tecidos faciais. Quando um profissional analisa a pessoa, ele busca a integração da face com sorriso, dentes, lábios, medidas ósseas faciais, conseguindo realizar uma estética facial mais harmônica.

Conheça alguns dos procedimentos estéticos disponíveis nesta área 

MD codes

Os MD codes são uma série de pontos precisos criados para orientar os tratamentos com preenchimento no rosto, que consistem em um número variável de pontos, divididos em áreas anatômicas da face. Cada ponto é representado por letras e números, onde as letras representam uma determinada área anatômica e os números indicam a sequência em que as injeções podem ser potencialmente aplicadas.

O MD codes é uma técnica de tratamento que mantém a volumização total da face frente ao envelhecimento natural. Usando os pontos de aplicação o pessoa pode tratar não apenas as rugas e depressões que lhe incomodam como devolver volumes que o tempo já apagou, trazendo mais jovialidade.
Os MD codes que são os preenchimentos dérmicos podem ser utilizados na face por inteira, proporcionando rejuvenescimento e volume com resultado natural e jovial. As áreas que mais se utilizam a técnica são: na testa, têmporas, supercílio, bochechas, olheiras, queixo e lábios, maxila, bigode chinês e linha da marionete.
O MD codes são indicados tanto para homens quanto mulheres que já apresentem rugas e linhas de expressão, além de flacidez de leve a moderada e perdas de volume da face pelo envelhecimento. 
O tratamento com o ácido hialurônico pode durar até dois anos dependendo do produto. O resultado aparece no mesmo dia e, ao contrário de uma intervenção cirúrgica, não demanda nenhum período de recuperação. Ou seja, pode aproveitar hora do almoço, caso ocasione com algum tipo de hematoma eventual pode disfarçar com o uso de uma base, voltar para o trabalho tranquilamente. 

Volumização facial
É uma técnica de preenchimento facial para restaurar o volume perdido com o passar do tempo e harmonizar a face. O envelhecimento facial é resultado de alterações superficiais da pele e alterações das estruturas subjacentes como músculos, gorduras, ligamentos e ossos. A pele, a gordura, o tecido mole, os músculos e os ossos são afetados simultaneamente, provocando um envelhecimento geral da face, como um desabamento natural. O conceito da volumização é uma abordagem que completa os procedimentos, que permite redefinir o contorno da face utilizando um plano de aplicação mais profundo; um pouco acima dos ossos, nas regiões malar, contorno de mandíbula e região do queixo. É feita uma reposição do volume, que pode ser obtida por preenchimento dos sulcos de forma superficial e também para recuperar o volume facial. Esse tratamento permite uma melhora significativa da perda do contorno e a recuperação da aparência jovial.

Skinbooster
Restaura intensamente a jovialidade da pele pelo equilíbrio hídrico. O conceito dos skinboosters foi desenvolvido com o objetivo de repor na pele o colágeno e o ácido hialurônico, além de outras substâncias e fibras responsáveis pela firmeza, tônus, elasticidade e hidratação da pele que diminuem com a idade. As perdas destas substâncias são responsáveis pelo surgimento de rugas finas e pela perda do viço na pele.

Até poucos anos, apenas cremes e loções eram usados para aumentar a luminosidade e a maciez da pele, hidratantes com princípios ativos como a vitamina C, aumentando a luminosidade e hidratação da pele, entre outros. No entanto, pela forte barreira de proteção da pele, os cremes têm um limite de penetração e, mesmo sendo usados diariamente, eles não conseguem atingir nem repor em quantidades suficientes estas perdas nas camadas mais profundas da pele, mesmo os cremes à base de ácido hialurônico.
A injeção deste produto dentro da pele é certamente, mais eficiente, uma vez que é aplicado no interior da derme, ultrapassando a barreira da pele. Nesse caso, a hidratação acontece de dentro para fora. Estes são os chamados skinboosters. Eles foram especialmente desenvolvidos para a hidratação da pele e são diferentes dos preenchedores à base ácido hialurônico, que aumentam e repõem volumes. 
Os skinboosters não aumentam o volume e nem preenchem sulcos, mas devolvem o brilho, a maciez e a hidratação da pele, além de suavizar linhas finas e de áreas especiais, como pescoço e pálpebras. Para o preenchimento de sulcos e rugas são usados preenchedores também de ácido hialurônico, porém reticulados, específicos para isto.

Rinomodelação - Modelação Nasal
Tem indicação em melhorar as depressões e algumas assimetrias do nariz, assim como elevar a ponta. A giba óssea, aquele "calombo" presente no dorso do nariz é uma das principais indicações, apagando o desenho com preenchimentos de forma a harmonizar o nariz. 

Aplicação
A aplicação dura cerca de 30 minutos e o produto já vem com anestésico. A pessoa pode acompanhar a modelação do nariz, inclusive, apontando as áreas que mais lhe chamam a atenção.
Duração e resultado 
O tratamento com o ácido hialurônico pode durar até dois anos dependendo do produto. O resultado aparece no mesmo dia e, ao contrário de uma intervenção cirúrgica, não demanda nenhum período de recuperação.
Vantagens da rinomodelação
A principal vantagem é tratar de um procedimento minimamemte invasivo feito no consultório e que permite um imediato retorno as atividades do dia a dia. Outra vantagem é o fato de ser reversível, caso você não goste do resultado, o que é pouco provável. 

Rejuvenescimento facial com tratamento cirúrgico

Bichectomia 
É um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho das bochechas e deixa o rosto com um aspecto mais fino. A bichectomia é a retirada das bolas de bichat. A cirurgia dura de 40 minutos a uma hora. Como um procedimento estético, a bichectomia é um excelente recurso para diminuir o tamanho das bochechas.

Inicialmente, era indicada para quem tinha problemas como, por exemplo, de morder frequentemente a bochecha devido ao estreitamento do corredor bucal e com a intervenção cirúrgica resolvia-se a questão e evitava o posterior aparecimento de um câncer. Entretanto, o interesse aumentou devido às mudanças dos padrões de beleza que elegeram os rostos finos como símbolos de charme e sedução.
De todo modo, a bichectomia tem o propósito de devolver a autoestima e o bem-estar. O principal resultado funcional é deixar de morder a parte interna das bochechas quando fala ou mastiga. O resultado estético da bichectomia é o afinamento do rosto e o maior destaque das maçãs e contorno. A bochecha pronunciada normaliza em até um mês após a cirurgia. Nesse período, as modificações começam a ficar extremamente visíveis, tendo o ápice no vigésimo dia.

Lipo mecânica da papada
A indicação é para retirar o excesso de gordura embaixo do queixo e parte anterior do pescoço. Se a pessoa engordar é normal que a gordura retorne, no entanto, o que se observa é que novo acúmulo tende a ser menor que o anterior pela fibrose local que dificulta este acúmulo. Na maioria dos casos, a anestesia é local, com a pessoa acordada. Isto permite que realize o procedimento de forma muito segura, retornando imediatamente para casa e no dia seguinte às atividades profissionais normais.
O procedimento é feito na clínica, em um ambiente cirúrgico completamente otimizado para este fim e dura entre 30 e 40 minutos.
A lipo mecânica da papada não apresenta riscos. Como é feita com anestesia local pura, ou seja, não sistêmica, o tempo de duração é curto e os riscos são baixos.
A diferença é imediata com a retirada da gordura, no entanto, o local aspirado irá inchar e ficará apagado o resultado por alguns dias. Normalmente, com uma semana já se percebe uma diferença nítida, mesmo assim, o resultado final será de três a seis meses. 

Deixe sua opinião