Tendinites, bursites e lesões
Publicado em 18/06/2013

Folha Saúde

Foto: -

Médico traumatologista Jorge Moussa

Há, além da artrite e dos conhecidos problemas do reumatismo, outras doenças como as tendinites, bursites e lesões.
De acordo com o médico traumatologista e ortopedista, Jorge Moussa, as mais comuns e frequentes são as tendinopatias. “É um termo usado para indicar as condições adversas resultantes da sobrecarga sobre os tendões. As tendinopatias podem ser agudas ou crônicas”, explica.
Há também a tenossinovite, que é um processo inflamatório da bainha do tendão, causado pelo uso excessivo do mesmo, trauma ou por doença. “A tendinite é um processo inflamatório no tendão, ao nivel de suas inserções tanto proximal como distal (onde o tendão é fixo no osso)”, destaca.
Os locais mais comuns de acontecerem essas inflamações são os ombros, joelhos, calcanhares e punho. “Regiões perigosas devem ser observadas e muito bem tratadas. Tratamentos indicados apenas com acompanhamento médico”, declara.
O traumatologista explica que a LER, Lesão por Esforço Repetitivo, consiste em um conjunto de afecções do aparelho locomotor, decorrentes de atividades laborativas que acometem músculos, fáscias musculares, tendões, ligamentos, articulações e nervos. “Os fatores de riscos incluem: repetições de movimentos, vibrações, posturas incorretas e ergonomias inadequadas”, comenta.
Cada paciente deve ser avaliado isoladamente na busca de diagnosticar a causa. O especialista salienta que o tratamento é individualizado. “Não podemos dizer que tendinite é tudo igual e que o tratamento é o mesmo. A LER tem o fator trauma e esforço repetitivo. Outros fatores influem na causa da tendinite ou tenossinovite, tais como stress, insatisfação no ambiente de trabalho, problemas familiares e falta de condicionamento do aparelho locomotor. Por isso que devemos tratar cada paciente de uma maneira”, acrescenta Moussa.
A bursite é a inflamação da bursa, uma bolsa cheia de líquido que tem a função de proteger os tecidos ao redor das articulações. Ocorre no ombro, joelho - bursite pré-patelar; cotovelo - bursite olecraniana; grande trocanter do fêmur na coxa - bursite trocanteriana; e no calcanhar - bursite calcaneana. “Existe um falso conceito popular que nomeia todas as lesões dolorosas do ombro de bursite, inclusive uma tendinite. Uma das lesões mais comuns do ombro é a lesão do manguito rotador (grupo de músculos e seus tendões que age para estabilizar o ombro)", finaliza.

Deixe sua opinião