Silêncio, o poder do bem-estar!
Publicado em 19/03/2013

Folha Saúde

Foto: Divulgação/FS

Podemos afirmar sem dúvida alguma que a prática do Pilates é uma atividade física extremamente contemplativa, porque faz do silêncio sua primeira exigência para a execução correta do método Contrologia preconizado por Joseph Pilates.
Os princípios que são respiração, controle, power house, precisão, centralização e fluidez necessitam de um ambiente tranquilo, arejado e despoluído, tanto sonoramente como visualmente, tendo o corpo/mente como principal foco da aula.
Para o Pilates o silêncio é primordial para que os objetivos sejam alcançados, porque a consciência corporal é requisito importante para o controle da respiração e fluidez do exercício, este é o diferencial das aulas de Pilates, a concentração deve ser estimulada através do silêncio, um silêncio tão estudado e explicado por grandes mestres.
“O silêncio é o início de tudo, de onde surgem o bem-estar, a saúde física e mental, a criação. Na pausa entre os sons, a mente é ativada e se dá o pico da atividade cerebral. Sem dúvida, a prática diária de interiorização melhora a qualidade de vida”, assegura o psiquiatra Ramesh Manocha, da Sydney Medical School, na Austrália, pioneira numa recente pesquisa sobre meditação. “Torna-se fonte de paz interior e neutraliza as tensões da vida, aumentando a criatividade, a produtividade e a auto-satisfação”, afirma. Em seus estudos, o médico encontrou uma relação direta entre a boa saúde e o estado de silêncio mental.
O Pilates sempre quis provocar em cada um de seus alunos a reflexão de um corpo equilibrado, harmônico, forte e flexível, pautado na premissa tão conhecida por nós professores de Educação e profissionais da saúde “mens sana in corpore sano”.
Devemos sempre lembrar isso na nossa prática diária, dar tempo ao pensamento reflexivo e crítico, para que as pessoas desfrutem do verdadeiro valor do exercício físico e sintam as vantagens que o Pilates origina.

Cármen Regina Schimitd Barbosa
Profª Educação Física da Urcamp e Fisioterapeuta da Pilatestadium, fisioterapia e RPG

Dicas Clínica Nutrivida para um emagrecimento saudável
- Evite dietas restritivas. Só uma pessoa bem nutrida consegue emagrecer e manter o peso.
- Pilates auxilia no emagrecimento, acelera o metabolismo e favorece a formação de massa magra, aumentando o gasto calórico.
- A acupuntura e a auriculoterapia é uma ótima alternativa para aliviar a ansiedade nos distúrbios alimentares.
- A radiofrequência é um aparelho que enxuga medidas, reduz a flacidez e diminui ondulações da celulite e pós-lipoaspiração.
- Cuidados com a saúde e com o corpo, independem do clima; chegue bem no verão, cuidando-se no inverno!

Deixe sua opinião