Saiba mais sobre implantes dentários
Publicado em 29/05/2020

Folha Saúde

Foto: Reprodução/FS

Implante unitário

Implante dentário é uma peça de titânio (como a raiz de um dente) que é cirurgicamente inserida no osso e permite que seu dentista coloque um dente substituto ou uma coroa por cima. Implantes dentários apresentam um grande benefício: como não necessitam ser ancorados em outros dentes, não é necessário desgastá-los, como é o caso das pontes.

Vantagens

A dentista Vanessa M. Moreira afirma que os implantes dentários podem fazer maravilhas com a autoestima, porque dá a sensação e a aparência de um dente normal. Muitas pessoas que eram tímidas ao sorrir devido ao espaço de um ou mais dentes ausentes, se sentem muito mais confortáveis após um procedimento como esse. Além da estética, um implante dentário também pode facilitar na alimentação e na fala, já que se trata de uma estrutura firme e estável, melhorando consideravelmente a qualidade de vida.

Cuidados

Bons hábitos de saúde bucal são essenciais. Você deve utilizar o fio dental e escovar os dentes três vezes por dia. Além disso, deve visitar seu dentista a cada seis meses para realizar um exame e limpeza.
Para realização dos implantes dentários é necessário um estudo criterioso do tipo de osso que o paciente possui. O exame mais indicado é tomografia. Através dos cortes tomográficos pode-se planejar o melhor implante a ser instalado no paciente.
Caso o osso seja muito fino ou mole e incapaz de suportar um implante, o dentista pode solicitar um enxerto ósseo, explica Vanessa.  Caso não haja altura óssea suficiente no maxilar superior ou caso os seios maxilares estejam muito próximos ao maxilar, você pode solicitar um levantamento do seio maxilar.
São pedidos, também, exames complementares para avaliar a condição de saúde geral do paciente antes da realização da cirurgia de implante.  
As próteses sobre implantes são confeccionadas de acordo com a indicação de cada marca de implante.  A maioria dos sistemas de implantes quando não for o caso de carga imediata, permite a personalização da prótese (dentes) em 3 ou 4 meses após a instalação dos implantes.
“Caso você possua um ou mais dentes ausentes e ache que um implante dentário possa ser a solução para você, comece consultando seu dentista”, finaliza Vanessa M. Moreira.
 

Deixe sua opinião