No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Relação entre respiração e postura
Publicado em 25/07/2019

Folha Saúde

Foto: Reprodução/FS

capa

Relação entre respiração e postura

Talvez, você não perceba, mas pode estar respirando de uma maneira totalmente incorreta há bastante tempo e prejudicando a saúde por conta disso. Há muitas pessoas que já respiram de maneira automática e extremamente prejudicial sem saber disso. Para saber mais sobre isso e como o RPG Souchard pode ser benéfico para quem tem problemas respiratórios, conversamos com o fisioterapeuta Felipe Torres Barreto.

Postura inadequada pode levar a uma má respiração 

O fisioterapeuta Felipe Torres Barreto, nosso entrevistado da semana, conta que os músculos, os órgãos e os ossos estão todos conectados. Então, quando respiramos mal, isso tende a refletir em nosso comportamento postural e o contrário também pode ser observado.
Se a pessoa apresenta alguma dificuldade respiratória, explicita o profissional, ela aprende a assumir uma determinada postura que, de repente, evita as dores decorrentes do problema, mas que está incorreta. E se a pessoa assume posturas incorretas por outras motivações também pode influenciar na respiração, pois a má postura prejudica os órgãos e o  funcionamento normal, o corpo não se mantém alongado e, assim, a respiração não completa o ciclo, como resultado o organismo não funciona no ritmo necessário.
O fisioterapeuta ressalta, ainda, que pessoas sedentárias apresentam pior função pulmonar quando comparadas aos ativos. E um dos efeitos da inatividade, é alteração da mobilidade muscular, com atrofia, fraqueza, diminuição do número de sarcômeros e aumento na deposição de tecido conjuntivo, levando ao encurtamento muscular. 
O encurtamento dos músculos da cadeia respiratória leva ao aumento do volume pulmonar em repouso, caracterizando tórax com grande diâmetro, restringindo assim a mobilidade da caixa torácica. Portanto, para que ocorram os ciclos respiratórios de forma adequada, deve haver um sincronismo entre a caixa torácica, os pulmões e a musculatura respiratória, atuando de forma harmoniosa e coordenada para tornar possível um fenômeno tão complexo.

RPG prioriza a respiração

A RPG (Reeducação Postural Global) consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.
O criador do método de reeducação postural global RPG, o francês Philippe Souchard, autor de vários livros que tratam desse tema, considera a respiração o símbolo da vida, denominando o sopro vital. 
Daí a importância, segundo o profissional, de proporcionar uma maior flexibilidade da musculatura com o RPG, pelo fato de enrijecermos nossos músculos e promovermos posturas inadequadas durante nossa vida. “Na prática clínica, observamos a dificuldade que as pessoas possuem em promover uma boa dinâmica respiratória, o que nos leva a acreditar no surgimento de diversas patologias que provocam restrições músculoesqueléticas”, afirma o profissional.
O método RPG oferece importantes resultados em problemas respiratórios, morfológicos, reumáticos e neurológicos. Os atendimentos são individuais e realizados por fisioterapeutas com formação adequada.

RPG Souchard: um aliado para quem tem problemas respiratórios

Pessoas que sofrem de asma brônquica, síndrome do respirador bucal, rinite alérgica, pneumonias, DPOC, tosse crônica e outros problemas respiratórios que, pela patologia, acabam provocando um desequilíbrio da musculatura acessória. As doenças respiratórias são bastante comuns e, muitas vezes, causa de hospitalizações.
Em pessoas com afecções respiratórias, o sistema está funcionando precariamente pelas condições que a patologia impõe. Uma nova condição se estabelece, influenciando diretamente na biomecânica da respiração. Esta alteração é, particularmente, importante nas patologias crônicas, onde as crises são frequentes levando a um mau funcionamento deste sistema de maneira constante.
Há uma série de alterações e consequentes compensações que afetam diretamente a postura estática e dinâmica que, por sua vez, influenciam diretamente na respiração, formando um círculo vicioso em que o pessoa apresenta crises frequentes e, sem um trabalho de reabilitação respiratória, adequado, sofrerá, cada vez mais, consequências maiores, tornando-se menos ativo e mais deprimido.
Um grande aliado das pessoas com problemas respiratórios é o RPG Souchard. Este método ajuda no tratamento clínico para aliviar e/ou reduzir a crise, prevenir complicações, deformidades e evitar novas crises. A pessoa passa, inicialmente, por uma avaliação detalhada, a fim de que o profissional possa trabalhar de maneira específica com o caso. Cada sessão dura, em média, uma hora, porém, o tratamento inteiro vai depender de cada caso.
Os resultados são eficazes. É comprovada a melhora dos parâmetros de função pulmonar, mobilidade torácica, redução da dispneia, melhora da flexibilidade muscular e força muscular, benefícios alcançados através do tratamento com RPG Souchard.

Deixe sua opinião