Profissionais que fazem parte deste trabalho
Publicado em 12/03/2013

Folha Saúde

Foto: Divulgação/FS

A multidisciplinaridade é um método utilizado para que os alunos, pessoas com algum tipo de necessidade especial ou emocional, encontre em um ambiente diversos serviços para que seus problemas sejam solucionados.
Segundo a psicopedagoga Sabrina Carrion, este trabalho chega de encontro às necessidades de tratamento e de auxílio para cada tipo de problema. “Os pacientes chegam com alguma necessidade, e então é feito uma avaliação e, geralmente, todos os profissionais ficam envolvidos”, explica.
Sabrina conta que no local há três psicólogos que avaliam os diversos tipos de clientes, há também a musicoterapia, psicopedagogia e trabalhos mais especializados como a consultoria em tecnologia, psicomotricistas, fisioterapia e fonoaudiologia. “A avaliação começa já na primeira consulta para identificação do problema, os especialistas estando em um mesmo local fica mais fácil de encaminhar e também trabalhar em conjunto”, enfatiza.

Conheça os profissionais
Psicólogos 
– Fazem a avaliação baseada em algum problema, se a criança ou adolescente tem algum déficit de atenção, alguma dificuldade ou doença é identificado.
Consultores de tecnologia – A ideia é de desenvolver trabalhos com a tecnologia para auxiliar em problemas de concentração. Chegou também para a clínica jogos como Xbox e Wi que auxiliam na coordenação motora também.
Psicopedagogos – Auxílio na área de educação, identificação do problema e em disciplinas de maior complexidade, avaliando as reais dificuldades dos alunos.
Psicomotricistas – São profissionais que auxiliam na locomoção e fazem parte de um tratamento especializado com pacientes especiais.
Bióloga, especialista em Ciências – Adolescentes, crianças e até adultos que passam por dificuldades nesta especialidade têm o auxílio direto desta profissional que ensina e complementa os estudos.
Músico e pedagogo – Há também o envolvimento da música no trabalho, que auxilia muito mais na concentração e também no desenvolvimento de alguns trabalhos. A música traz paz e é muito utilizada em terapias para momentos de problemas emocionais.
Fonoaudióloga – Trabalho voltado para auxiliar na fala e também nas dificuldades de comunicação e linguagem.
Fisioterapeutas – Desenvolvimento de exercícios para locomoção, melhor adaptação e avaliação para necessidades motoras e de relaxamento.
Todos estes profissionais fazem parte da clínica que busca fazer um trabalho multidisciplinar e auxiliar diversas doenças e déficits, para idosos, crianças e adolescentes e, também, trabalho com casais e adultos.

Deixe sua opinião