Portadores de necessidades especiais
Publicado em 30/04/2013

Folha Saúde

Foto: Divulgação/FS

Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à atividade exercida pela biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde.
A expressão "pessoa com deficiência" pode ser aplicada referindo-se a qualquer indivíduo que vivencie uma deficiência continuamente. Em Bagé, há uma unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que é um movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. A iniciativa nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, na ocasião da chegada ao Brasil de Beatrice Bemis, procedente dos Estados Unidos, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma portadora de Síndrome de Down.
Nesta edição do FOLHA SAÚDE, vamos destacar um novo serviço oferecido aos PNEs e também contar um pouco da história desta organização que auxilia muitas pessoas em todo Brasil e no mundo.
A fisioterapeuta Júlia Senger irá destacar o que é o novo Programa de Estimulação Precoce realizado na unidade da APAE de Bagé e também como é o trabalho com a psicopedagoga Suélen Marçal.

Deixe sua opinião