No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

O TOC no cinema
Publicado em 14/03/2019

Folha Saúde

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

Drama de 2009 evidencia vida de criança que convive com distúrbio e síndrome de Tourette

Nas últimas décadas, diversos longa-metragens abordaram o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Se algumas obras apresentaram o assunto em um tom de comédia, outras evidenciaram o distúrbio em filmes dramáticos. Confira alguns:   Nosso querido Bob (What about Bob? - 1991) - Comédia - Neste filme, o personagem de Richard Dreyfuss (Tubarão e Contatos Imediatos de Terceiro Grau) é um psiquiatra que está no melhor momento da carreira, contudo, tudo muda quando recebe um paciente vivido por Bill Murray (Caça-fantasmas, Encontros e Desencontros e um Santo Vizinho). Murray é Bob, um paciente extremamente inseguro que convive com o TOC e apronta diversos ardis para impedir que o psiquiatra consiga aproveitar as férias.
  Melhor é impossível (As good as it gets - 1997) - Comédia/drama - Um escritor sarcástico interpretado por Jack Nicholson (Chinatown, Estranho no ninho, Iluminado e Batman) tem na rotina ser grosseiro com pessoas, como o vizinho (Greg Kinnear, de A pequena miss Sunshine ) e a garçonete Helen Hunt (Twister). Na obra, diversas ações repetitivas feitas por Nicholson demonstram o comportamento com TOC: as inúmeras vezes que lava as mãos e se desfaz dos sabonetes, ou o fato de ir todos os dias no mesmo restaurante e pedir o mesmo prato. O filme foi um dos grandes sucessos da década de 90.
  O Aviador (The aviator - 2005) - Drama - Martin Scorcese dirigiu o ator Leonardo Di Caprio (Titanic e o Regresso) neste sucesso dos anos 2000, em que o galã de Hollywood encarna o mitológico milionário norte-americano Howard Hughes. A obra cinematográfica apresenta 20 anos da vida de Hughes quando ele fazia sucesso no cinema por filmes e também exibia a paixão pela aviação. No entanto, o milionário também enfrentava problemas causados pelo TOC, como a compulsão por limpeza. 
  A menina no país das maravilhas (Phoebe in Wonderland - 2009) - Drama - Filme belo e instigante que conta a história da menina de 9 anos, Phoebe (interpretada pela atriz Elle Faning, de O Curioso caso de Benjamin Button), que é sensível e questionadora, mas que tem um comportamento peculiar, o que a faz ser incompreendida pela família e pela escola. Phoebe sofre tanto de TOC quanto da síndrome de Tourette - distúrbio neurológico que caracteriza-se pela presença de tiques motores e vocais.
  Toc Toc (2017) - Comédia - Filme espanhol que, de maneira engraçada, com seis personagens que apresentam sintomas do transtorno. A comédia é baseada na peça de mesmo nome que foi um sucesso na Espanha. No longa-metragem, seis pessoas com TOC estão presas no consultório enquanto aguardam a chegada do médico. As diferenças de cada um faz com que aprendam a entender a intensidade do próprio distúrbio.   

Deixe sua opinião