O que é a detox?
Publicado em 22/01/2013

Folha Saúde

Foto: Divulgação/FS

Cardápio de sete dias com alimentação completa

A nutricionista Ana Paula Rocha Nicoloso conta o que é o processo de eliminação de substâncias tóxicas e o porquê ele funciona no organismo das pessoas que querem eliminar gorduras.
Segundo Ana Paula, a destoxificação, ou simplesmente detox, é qualquer processo de eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo que ocorre em todas as células do corpo, mas principalmente nas do fígado e intestino. “O sistema de destoxificação além de nos desintoxicar dos fungos, bactérias, drogas e hormônios produzidos em excesso pelo organismo, também tem a missão de livrar-nos de substâncias potencialmente tóxicas que se acumulam no tecido adiposo”, destaca.
Ana ressalta que também há nos alimentos pesticidas, herbicidas, solventes, aditivos alimentares, metais pesados, gorduras trans. “Este acumulo é altamente nocivo, pois proporciona  respostas metabólicas indesejáveis que favorecem o desenvolvimento de gordura e atividade inflamatória intensa (doenças)”, garante.

Quando indicamos a detox
A nutricionista indica o processo quando existe exagero no consumo de farináceos, trigo, leite e derivados, excesso de sal, alimentos ricos em gorduras, açúcar, bebidas alcoólicas, cigarro, agrotóxicos e metais pesados. “Temos que primeiro fazer uma consulta prévia com a pessoa interessada no emagrecimento e, então, orientamos a dieta com detox, explica.
Ana Paula conta que a dieta tem que ser personalizada levando em consideração todos os hábitos do paciente e estilo de vida. “O acompanhamento do profissional é indispensável durante o tratamento”, salienta.

A importância da detox para o emagrecimento
No emagrecimento as células liberam toxinas para a corrente sanguínea ocasionando stress no organismo e aumentando a liberação de cortisol. Este proporciona o aumento da gordura corporal, formando então um ciclo vicioso, comenta Ana Paula. “Normalmente esse ciclo acontece quando o emagrecimento é gerado a partir de produtos industrializados (diet e light), sucos artificiais, farináceos ricos em gorduras e sódio, porém comercializados como integrais, light entre outros”, relata.
A detox quebra este ciclo proporcionando um emagrecimento eficaz e principalmente saudável, elucida.

Alimentos
Ana Paula também informa que as refeições da detox não deixa ninguém com fome, são alimentos ricos em vitaminas e super controlados.
Os alimentos são: arroz integral, quinoa, feijão, grão de bico, carnes brancas, frutas, verduras e legumes, chás de ervas e raízes, sucos naturais, e, principalmente, água, que facilita a eliminação das impurezas. “A gente é o que come, absorve e utiliza!”, finaliza a nutricionista.

Deixe sua opinião