Novas técnicas de Radiologia
Publicado em 14/05/2013

Folha Saúde

Foto: Divulgação/FS

Atualmente, a Ressonância Magnética tem sido cada vez mais aprimorada e utilizada no diagnóstico de diversas patologias. “Não há dúvida de que a sua acurácia diagnóstica, na avaliação de lesões neurológicas e musculoesqueléticas, por exemplo, tornaram o exame um dos mais solicitados. Dessa forma, os pacientes têm um diagnóstico mais preciso e, assim, podem iniciar o tratamento correto”, ressalta.
A ressonância é um método que não utiliza radiação ionizante, protegendo aquelas pessoas que necessitam fazer exames de controle periódicos. Segundo alice, os exames digitais de Raio X e Mamografia já estão consagrados e são considerados essenciais, visto que aumentam a rapidez do serviço e a qualidade da imagem. “Há também o PET-CT, equipamento que une a Tomografia Computadorizada e a Cintilografia Óssea, sendo um excelente método para a pesquisa de metástases em pacientes com câncer e na avaliação da resposta terapêutica”, argumenta.
Em Bagé, encontra-se na Clínica DiRad a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética. “A ressonância foi adquirida no ano passado, sendo a primeira máquina com tecnologia digital da região Sul do país, ou seja, não há cabos e sim fibras ópticas que tornam os exames mais rápidos e precisos”, afirma.
A médica acrescenta que a proposta da DiRad era trazer para Bagé o que há de melhor no Brasil e no mundo. “O objetivo da clínica é proporcionar à população de Bagé e região todos os exames que são realizados nos grandes centros, tornando o atendimento mais dinâmico”, explica.

Novidades
A médica Alice de Araújo Salis participou de um congresso sobre radiologia neste mês, em São Paulo, e conta que os principais temas tratados foram o uso da Ressonância Magnética e as suas técnicas avançadas. "Nas áreas de mama, neuro, músculo-esquelético e oncologia a palavra chave era “RM”, afinal, podemos ampliar de forma significativa a nossa acurácia diagnóstica com a utilização deste método", destaca.
Quando se fala em Raio X e Mamografia Digital, sabe-se que são métodos que chegaram para ficar, ou seja, clínicas e hospitais aderiram aos exames digitais, pois constataram que a melhora da qualidade é indiscutível. Estes serviços encontram-se na Dimagem.
A médica radiologista, integrante da equipe DiRad e Dimagem, garante que, em relação ao Ultrassom, salientou-se a importância do “Certificado de Qualidade pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR)”, assunto muito comentado durante a Jornada. Há uma mobilização para que os serviços busquem atualização através dos Selos de Qualidade e do Título de Especialista, ambos fornecidos pelo CBR. Em Bagé, a Dimagem recebeu os Certificados de Qualidade em Ultrassonografia e Mamografia pelo CBR, sendo a pioneira nesta dupla conquista.
Alice também relata que a responsabilidade do médico radiologista é de fornecer ferramentas para que o clínico ou cirurgião possam tratar e acompanhar os seus pacientes. “É fundamental que os investimentos em tecnologia e atualização profissional sejam realizados de forma sistemática pelo radiologista e sua equipe de trabalho”, salienta.
A médica finaliza dizendo que os avanços e as dificuldades enfrentadas pelos radiologistas faz com que esta especialidade, muitas vezes desconsiderada, seja fundamental para a boa prática médica.

Deixe sua opinião